Já imaginou observar e estar perto de diversas espécies animais da fauna brasileira? Definitivamente não estamos falando de um passeio no zoológico ou no aquário da sua cidade. Estamos falando de uma modalidade em que a exploração animal e os maus tratos passam bem longe: a observação da vida silvestre.

Nessa atividade de ecoturismo, a brincadeira consiste apenas em contemplar a natureza e suas formas de vida e, se você der sorte, até interagir com alguns daqueles animais que só vemos na tela da TV ou do computador. Isso sempre com o máximo respeito, sem alterar seu habitat. E, para quem pensa que não tem graça, é porque ainda não experimentou um dos roteiros de observação da vida silvestre.

Vida silvestre | Fernando de Noronha
Vida silvestre | Fernando de Noronha

Mergulho para apreciar a vida marinha

Um verdadeiro mergulho na vida ao ar livre. De norte a sul nossos associados oferecem diversas experiências debaixo d’água, sempre de forma guiada, em segurança. Ao praticar o mergulho você pode se deparar com botos, golfinhos, cardumes inteiros de peixes e espécies raras, arraias e muito mais. O que antes era um privilégio de pesquisadores, já está ao seu alcance. E, se você ainda não experimentou essa sensação, não tem ideia da emoção que é, de como o seu coração pulsa. São sensações inesquecíveis, pode apostar!

Vida silvestre|Expedições fotográficas
Vida silvestre|Expedições fotográficas

Expedições fotográficas

Fazer aquele flagra da tão famosa onça pintada do pantanal, clicar a revoada dos pássaros, ou então observar os jacarés, e tantas outras coisas. As expedições fotográficas da observação da vida silvestre são uma ótima forma de você aprender mais sobre nossa fauna e as espécies de animais espalhadas por aí. É um passatempo bem divertido e que demanda paciência também.

Diferente dos zoológicos, os animais estão espalhados nas regiões que costumam ficar, e cada um possui um horário, temporada e local para aparecer. Não tem jeito, nessa modalidade quem impera é a lei da natureza. E essa é a graça, não é mesmo? Nada melhor que ver todos esses bichos soltos em seu habitat, vivendo normalmente sem nenhum tipo de exploração. A cada clique um sentimento é despertado e essa imagem fica guardada para sua vida toda.

Turista consciente, de verdade, preza pela conservação da natureza, apoia e procura atividades assim, com o mínimo impacto ambiental e sem nenhuma exploração à vida silvestre. O mais legal ainda, em tudo isso, é que a cada trilha, cada mergulho ou expedição fotográfica realizada, você carrega esse sentimento de proteção, de zelar pela natureza e suas formas de vida.

Aproveite, então, tudo isso que a vida ao ar livre proporciona: conheça os associados ABETA que podem te levar nessa experiência ao redor do Brasil!

 

Fotos neste post: Recanto Ecológico Rio da Prata (Daniel De Granville); Ion David