É possível que você já saiba que criar hábitos saudáveis e ter um maior contato com a natureza e atividades ao ar livre são capazes de nos proporcionar inúmeros benefícios. Tudo isso nos acalma, elimina o estresse causado pela rotina das grandes cidades e ainda melhora o condicionamento físico, mantendo o corpo e mente mais saudáveis.

“A modernidade trouxe uma série de problemas ao ser humano, principalmente pela excessiva exposição aos estímulos visuais e sonoros das grandes cidades. Estar em contato com a natureza, em ambientes mais inóspitos, permite às pessoas acalmar-se: as paisagens de rios, montanhas, oceanos, florestas fornecem à visão a continuidade das cores. E a ruptura dos matizes como de flores entre árvores, geralmente ressalta elementos que contrastam e combinam com o lugar. Para a audição o silêncio é quebrado pelo canto de pássaros, pelo vento, ou então pelo som de água correndo em uma cachoeira criando uma harmonia entre os elementos”.

Isso é o que garante Dimitri Wuo Pereira que, além de escalador e aventureiro por paixão e opção de vida é, também, professor de Aventura no curso de Educação Física e em pós-graduação em Aventura, pela UNINOVE, tendo ainda publicado diversos livros.

“Praticar esportes e atividades em contato com a natureza pode ser cansativo, mas em geral produz efeitos positivos às pessoas porque seus órgãos do sentido não são agredidos por barulhos e tons dissonantes. Além disso, a calma destes lugares permite um olhar para dentro de si mesmo, uma maior concentração e promove o autoconhecimento de seus potenciais”, explica Dimitri.

Novas experiências, novas descobertas

E é incrível como as práticas de aventura ao ar livre são sempre uma forma de explorar e descobrir novos lugares e, acima de tudo, nós mesmos. Dimitri conta que “unir os exercícios com estes ambientes tira o cérebro dos pensamentos rotineiros e dos problemas que sempre teremos. Numa prática de rapel ou escalada, o praticante se concentra para realizar a descida com segurança. Como sua vida é a coisa mais importante, todo seu foco estará direcionado nisso e nada será mais importante naquele momento. Há, então, um esvaziamento das preocupações que ajuda a tirar a ansiedade que a vida nos impõe para resolvermos nossos problemas”.

Quando, por exemplo, praticamos o mergulho, com o universo do fundo do mar tão distinto dos espaços terrestres, nossa mente sai totalmente dos pensamentos do dia a dia para se fixar em peixes, estrelas, moreias, conchas e cavalos marinhos. É um retorno a um mundo de fantasia que só existe nos sonhos: uma verdadeira terapia para quem conhece o mergulho.

Atravessar penhascos sobre cordas, descer rios em botes infláveis, cruzar lagos sobre uma fita de nylon, ou atingir o cume de uma montanha pedalando são objetivos que nos dão um único prêmio: a satisfação.

Para finalizar vale a pena ressaltar a importância do condutor que vai te auxiliar e te guiar em cada uma das atividades que você queira praticar. A experiência desse instrutor de aventura é essencial para conhecer as dificuldades do percurso e determinar o ritmo, a intensidade e os objetivos que serão alcançados pelo grupo, além dos aspectos de segurança de cada prática.

 

Dimitri Wuo Pereira – [email protected]
Professor de Aventura do Curso de Educação Física da UNINOVE
Professor do Curso de Pós Graduação em Aventura
Escalador e aventureiro por opção de vida
Autor de diversos livros sobre o tema: Escalada, Pedagogia da aventura, Entre o urbano e a natureza: a inclusão na aventura. Atividades de aventura em busca do conhecimento, Novas experiências na aventura.