Ao sul do Brasil, as Serras Gaúchas. Dezenas de cânions, montanhas, rios, riachos, cachoeiras, vales, desfiladeiros, um mix de culturas europeias e uma gastronomia característica. Tudo isso se soma a um clima singular que possibilita a visita em qualquer época do ano para a prática de atividades ao ar livre. Gostou do que leu? Então anote as dicas e prepare as malas!
Região conhecidíssima pela gastronomia, pelos vinhos e pelo Festival de Inverno, as Serras Gaúchas, no Rio Grande do Sul, são um excelente ponto para a prática de turismo de aventura.
Bento Gonçalves
A pouco mais de 100 km de Porto Alegre você encontra uma região com um cenário privilegiado, ideal para a prática do turismo de aventura. Com uma formação geológica bem plural, rica em vales, cânions, rios, cavernas e cachoeiras, você pode se deparar, ainda, com uma floresta nativa exuberante e vales repletos de parreiras.
A cidade que abriga muito da cultura italiana em seu DNA possibilita uma verdadeira viagem para suas raízes, através da arquitetura, costumes, gastronomia e folclore. Para isso, um passeio de bicicleta em um dos diversos roteiros cicloturismos permite ao turista de aventura experimentar a sensação de liberdade e encantamento em meio à natureza e seus atrativos, dignos de fotografia.
A aventura em Bento Gonçalves, local de gravação do filme “O Quatrilho”, não para na bicicleta. Na região do Vale do Rio das Antas você vai encontrar diversos cânions e cascatas, perfeitos para curtir um pouco da vida ao ar livre e praticar atividades como o bungee jump, rapel, tirolesa, rafting e o boia-cross, para citar apenas algumas.
Em Bento Gonçalves você pode se aventurar com segurança com os associados ABETA: Parque Gasper e Que Tal de Bike
Cambará do Sul
Destino e paisagens que tiram o fôlego. Ainda pouco explorada nas Serras Gaúchas, a cidade de Cambará do Sul, na fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, permite aos turistas mais aventureiros conhecer o que é de fato a cultura da vida ao ar livre.
Ali mesmo é possível conhecer o Parque Nacional Aparados da Serra, uma imensa área onde predomina a natureza, formado pela Mata Atlântica e Floresta de Araucária, com campos e penhascos e diversas espécies animais.
Um dos maiores atrativos é o Cânions Itaimbezinho. Com uma profundidade de até 700 metros (!!!) concentra paredões verticais e uma fenda estreita, sendo considerado um dos maiores das américas. Lá, você turista pode praticar diversas trilhas, o cicloturismo, banho de rio e se conectar com a natureza pura e encantadora das Serras Gaúchas. A Cânion Turismo Viagens e Aventuras é o associado ABETA que representa a região.
Canela
A cidade que fica no Rio Grande do Sul é sinônimo de tranquilidade e lazer. Além de ser repleta de parques e atrativos turísticos, com paisagens cheias de belezas naturais, matas nativas e ar puro, oferece muitas possibilidades para você se jogar na vida ao ar livre.
Suas quedas d’água, trilhas, vales e parques garantem experiências sensacionais para quem busca praticar caminhadas ou pedalar, para conhecer a região de um jeito diferente, tirolesas e arvorismo. Em Canela, procure o associado ABETA Atitude Ecologia & Turismo.
Três Coroas
A diversidade da cidade de Três Coroas-RS – sede do ABETA Summit 2016 – impressiona tanto quanto a harmonia que existe nela. São diversas culturas, etnias, tradições e costumes que fazem da cidade um peculiar destino nas Serras Gaúchas. Além disso, é claro, possui a aptidão nata para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.
A cidade é emoldurada pelo Rio Paranhana e seus afluentes, que fazem a experiência dos aventureiros se tornar inesquecível. Afinal, encarar as corredeiras do rio e seus obstáculos naturais a bordo de um bote inflável é uma verdadeira aventura.
Além disso é parada obrigatória para quem procura momentos de diversão em meio à natureza, como praticar rapel e tirolesa em meio ao Vale da Canastra, por exemplo, simulando um voo pela região. Em Três Coroas você encontra 3 associados ABETA: Brasil Raft Park, Brasil Adventure Park e Eco Aventuras!
Quantas possibilidades e quanta diversidade nas Serras Gaúchas, né? Deu pra ver que ali a diversão, natureza, cultura e aventura andam lado a lado, e os associados ABETA farão de tudo para fazer da sua viagem uma experiência única, inesquecível e em segurança. E aí, partiu?!