Já imaginou sentir aquela sensação de paz e liberdade em alto mar, com o horizonte a se perder de vista enquanto vive o dia a dia de um veleiro e vivencia uma rica experiência através de um curso de vela e navegação? Pois é esta a proposta do capitão Roberto Fabiano em parceria com a ABETA, que vai promover um curso de capacitação de Vela e Navegação Oceânica – que ainda tem vagas abertas.

Aberto para qualquer pessoa, mesmo que não tenha experiência em alto mar, a travessia e o curso começam no dia 8 de agosto. Nesta data, o veleiro Pangeia recolhe sua âncora de Santa Catarina apontando para a capital da vela e destino anfitrião do ABETA Summit 2019: Ilhabela, em São Paulo.

Com previsão de chegada para o dia 14, a proposta vai justamente ao encontro do objetivo do congresso: curtir a vida ao ar livre e a sensação do alto mar, conectar-se com a natureza e com outras pessoas, ao mesmo tempo em que a experiência gera conhecimento e capacitação.

“A expectativa é grande pois acreditamos que será uma experiência inesquecível para todos os tripulantes. Espero que saiam todos felizes, pois cria-se um grupo e um ambiente bem legais, uma experiência intensa, com 24 horas por dia de interação e diversão, mas muito trabalho. Temos uma ótima estrutura para receber os turistas que vão aprender como é a rotina de uma embarcação em uma travessia”, explica Fabiano, skipper habilitado pela Marinha do Brasil com vasta experiência oceânica e em travessias dentro do país.

O que esperar da travessia?

Durante os 6 dias de curso a bordo do Pangeia, os tripulantes poderão compreender o funcionamento da embarcação, além de ter uma noção maior da navegação em si. Quem participar vai aprender técnicas como o uso da carta náutica, o hasteamento das velas, a logística, a interação de ancorar num porto ou píer, o balizamento noturno e muito mais.

Como recompensa, poderão desfrutar da convivência com outras pessoas, criando novas amizades no convés ou nos jantares coletivos, em que todos se ajudam e colaboram. Além disso, a tripulação vai poder contemplar a vida marinha, com grandes possibilidades de se avistar baleias, albatrozes e golfinhos pelo caminho.

“O mar sempre foi um ponto de conexão entre os povos, mas isso foi se perdendo. E nós queremos resgatar isso também, levando um pouco da sensação de paz, tranquilidade e prazer que o mar e a natureza nos proporcionam”, completa o capitão Roberto.

Pesquisa sobre roteiros de Bike&Boat

A travessia náutica também vai servir como uma pesquisa acerca de uma prática muito comum na Europa e com grande potencial no Brasil. Não só por conta da beleza, mas também pela imensidão da nossa costa litorânea de mais de 7.000km: o Bike&Boat.

Nesse modal de turismo, os turistas conseguem ter duas experiências diferentes. Uma em alto mar, cruzando de um porto a outro; outra de bicicleta, em terra, para explorar e conhecer a região com um outro olhar, o do ciclista ou, nesse caso, do cicloturista.

“Nosso modelo de Bike&Boat é baseado em um operador europeu, em que um barco de porte adequado serve de cabine de hospedagem, refeitório e navegação aos melhores pontos de pedal em diversos pontos do Mediterrâneo. Aqui, precisamos conjugar a embarcação adequada com trechos onde haja bastante água abrigada, como baías e canais, para deslocamentos confortáveis”, comenta Fernando Angeoletto, diretor de comunicação da ABETA, responsável pelo projeto da travessia juntamente ao capitão Roberto Fabiano.

Turismo Náutico em pauta

A experiência da travessia vem num momento promissor para o turismo náutico, em que se começa a enxergar o grande potencial deste segmento. Não à toa, a ABETA incluiu na programação do ABETA Summit um painel para debater com alguns especialistas da área como o turismo náutico pode se tornar um atrativo natural do país e se integrar à cadeia produtiva do ecoturismo e turismo de aventura.

E você, a fim de ter essa experiência diferente em alto mar, com conexão, diversão e capacitação em Vela e Navegação Oceânica?

 

As vagas ainda estão abertas e quem é associado ABETA possui 20% de desconto sobre o valor original do pacote de viagem. Entre em contato com pelo e-mail [email protected].

Abeta
Abeta

Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura de forma profissional, sustentável e inovadora. Com associados espalhados por todo o país, a ABETA forma uma rede qualificada de empresas e instituições comprometidas com o profissionalismo, com a diversão segura, com a preservação ambiental e com o prazer da descoberta da Vida ao Ar Livre.