Não tem mais jeito: a pandemia do coronavírus chegou de vez ao Brasil. E já é de conhecimento geral que ela vai impactar diversos setores da economia, inclusive o turismo de natureza.

Mas, antes de pensar em qualquer outra coisa, a principal atitude a ser tomada é adotar o conjunto de ações para a prevenção à saúde de todos nós. Isso é um cuidado não só com a gente mesmo, mas com a sociedade como um todo: é preciso pensar coletivamente, inclusive nas pessoas mais vulneráveis.

Por isso, antes de mais nada, todas as pessoas devem seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que inclui a higienização constante das mãos, cautela com sintomas, tosses e espirros e distanciamento social, na medida do possível.

No âmbito do turismo de natureza, o que pode e está sendo feito?

A ABETA e seus associados têm mantido contato diário com o Ministério do Turismo, Embratur e Governos Estaduais. A associação fez parte da construção da carta do Conselho Nacional de Turismo e encaminhou um documento próprio pleiteando ações para manutenção e retomada das empresas do setor.

Além disso, mantemos um grupo de pessoas engajadas a disseminar informações corretas e pensar em soluções empresariais e alternativas para as empresas diante do novo coronavírus. Esse grupo permanecerá ativo enquanto durar a situação de alerta desencadeada pela pandemia.

Enquanto entidade que representa centenas de empresas do segmento de turismo de natureza, acreditamos que o momento exige prudência, calma, transparência e, mais do que tudo, resiliência.

É importantíssimo, nesse momento, que as pessoas e empresas não se precipitem. Se prudência é a palavra de ordem, é necessário que todos os profissionais do trade também sigam à risca as recomendações de órgãos especialistas, como o Ministério da Saúde e a própria já citada OMS. A informação e conscientização é, a princípio, o melhor remédio que temos à disposição.

No que diz respeito à prestação de serviços aos clientes, transparência na comunicação e empatia no tratamento serão ainda mais importantes. Cancelamentos e adiamentos serão inevitáveis e totalmente compreensíveis, sendo que é realmente importante se colocar no lugar do seu contratante. Ou seja, mais empatia!

A ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), inclusive, lançou uma campanha que objetiva incentivar os consumidores a ADIAREM seus planos. Ao mesmo tempo, a mesma entidade que é parceira institucional da ABETA está discutindo diretamente com fornecedores para que facilitem os processos de reagendamentos ou reembolso, sem custo, aos clientes.

Esta é uma forma de manter a segurança dos turistas e profissionais, ajudando no controle da pandemia. Outras atitudes que podem partir do trade são promoções e ofertas especiais após o pico da crise, que deve ser temporário.

É hora de muita conversa, profissionalismo, clareza e parceria, associativismo. Acreditamos que esse é e sempre será o caminho para que tudo seja resolvido e conduzido da melhor forma, para os dois lados: trade e turistas.

Para finalizar, é também um tempo para se reinventar e criar novas oportunidades. Especialistas informam que é um momento passageiro e que aos poucos as coisas vão voltando a sua normalidade. Contudo, toda possível crise se torna um momento para você criar outras soluções.

Então, que tal se unir com outros profissionais e pensar em parcerias em prol dos turistas? É hora de manter a positividade, fazer nossa parte e superar esse desafio, sempre juntos!

Toda possível crise se torna um momento para você se reinventar. Aproveite esse tempo para pensar em seu negócio, encontrar soluções criativas para vencer este desafio e revisar todo o seu Sistema de Gestão de Segurança. Também não se esqueça de incluir uma higienização constante em seus equipamentos e instalações, ok?

Por fim, com este confinamento compulsório a que todos estamos sujeitos, é de se esperar um grande anseio pelas atividades ao ar livre assim que o pico de contaminações for superado.

Vivenciar a natureza é sabidamente uma grande fonte de saúde física e mental, algo a que a população irá recorrer mais do que nunca. Por isso, devemos estar preparados para superar esta crise, juntos, para continuar proporcionando as melhores experiências na natureza. Ela continua e vai continuar sendo o melhor antídoto contra os nossos problemas.