O que há entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro? A pergunta pode até parecer umas daquelas piadas populares. Mas na verdade, estamos falando do Território Mantiqueira – um dos lugares mais fascinantes do Brasil e um dos ecossistemas mais relevantes do mundo. Para você ter uma ideia, ele integra a lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas), sabia?

As serras paulistas e mineiras têm picos com altitude entre 700 até 2.798 metros, o que faz da Mantiqueira um destino perfeito para o turismo de aventura! Além disso, a grande riqueza da região está na diversificada vegetação e nas milhares de nascentes que alimentam importantes bacias hidrográficas. Por isso a origem do nome da Serra da Mantiqueira, que em Tupi Guarani quer dizer “montanha que chora”.

Mas afinal, o que mais podemos encontrar nesse território? Abaixo, listamos cinco itens para você. Está bom ou quer mais?

Sete cidades

Atualmente, sete cidades integram o Território Mantiqueira por meio da Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM). Do lado paulista estão: Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal. Já no lado mineiro, os municípios de Cristina, Gonçalves, Maria da Fé e Piranguçu.

Matas, cachoeiras, picos, florestas… Natureza!Pedra do Baú | Território Mantiqueira

Beleza de fato não é tudo. Mas quando falamos em paisagens maravilhosas, a vida se torna mais inspiradora, não é mesmo? E no Território Mantiqueira é assim. Todas essas cidades têm em comum cenários com belas paisagens, matas, cachoeiras, picos e florestas.

Cultura, arte, culinária… Tradição!

Eles também expressam uma rica identidade cultural que envolve festas tradicionais, produção associada ao turismo, culinária, música, dança e artesanato.

Ecoturismo e preservação

Todos esses tesouros naturais presentes na Mantiqueira consolidam o propósito de incentivar o ecoturismo. O território já se tornou um roteiro certo para aventureiros e viajantes, que fogem das movimentadas capitais em busca de contato com a natureza, sossego e romantismo.

O objetivo é desenvolver esse importante setor econômico entre os municípios localizados em suas montanhas. E tais ações de incentivo garantem também a preservação das matas remanescentes do processo de ocupação.

Entre setembro e outubro, Abeta Summit!

Por todas essas características, o Território Mantiqueira foi escolhido para abrigar o ABETA Summit 2017. Organizado desde 2004 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o evento é um dos mais importantes fóruns de discussões sobre ecoturismo, turismo de aventura e a cultura da Vida ao Ar Livre.

O encontro reúne empresários, consultores, ativistas, gestores públicos, acadêmicos, guias, condutores, estudantes e entusiastas da Vida ao Ar Livre, todos envolvidos com as cadeias produtivas do Turismo de Natureza e comprometidos com um Brasil mais sustentável e natural.

O evento tem como objetivos, gerar conhecimento, promover relacionamentos entre empresários, lideranças e formadores de opinião, além de proporcionar diversão e bem-estar aos participantes. Para saber mais e realizar sua inscrição, acesse www.abetasummit.com.br

Todas essas combinações fazem do Território Mantiqueira um verdadeiro mundo de opções para os visitantes. E, enquanto as fronteiras entre poder público e privado, natureza, e visitantes, empresários e comunidade local diminuem, o Território Mantiqueira se torna cada vez maior!

Que tal embarcar nessa com a gente?

Abeta
Abeta

Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura de forma profissional, sustentável e inovadora. Com associados espalhados por todo o país, a ABETA forma uma rede qualificada de empresas e instituições comprometidas com o profissionalismo, com a diversão segura, com a preservação ambiental e com o prazer da descoberta da Vida ao Ar Livre.