Que o Brasil é conhecido por sua natureza exuberante e grande biodiversidade, seja da fauna e da flora, você já deve saber, né? Agora você sabe como é, de fato, viver a experiência de estar perto de tudo isso e contemplar e curtir a natureza? Viajar pelo Brasil fazendo ecoturismo é assim: você respira, observa e vive a vida ao ar livre.

Geografia única, centenas de montanhas, outras centenas de cavernas e grutas, lagos, rios, lagoas e mares profundos, onde se escondem belezas pouco conhecidas por nós. E que nos são reveladas nas atividades em que observar é muito mais que um verbo: é uma aventura. E que nos encantam a cada passo que damos, a cada mergulho, a cada foto.

Conheça agora alguns dos melhores lugares para curtir a natureza brasileira com segurança.

Encontros mágicos com a natureza no Pantanal

18% da diversidade mundial de pássaros está aqui no Brasil. Já imaginou, então, apreciar e fotografar um bando de araras-azuis voando e cortando os céus até pousar numa árvore em busca de sombra? E quem sabe, com paciência e sorte, “flagrar” uma onça pintada em pleno pantanal? Já pensou avistar um tamanduá-bandeira a poucos metros distância?

Essas e outras experiências são possíveis com a Birding Pantanal, associado ABETA que fica em Cuiabá-MT e oferece tours fotográficos com guias especializados, além de safáris em carro aberto, perfeitos para adentrar e desbravar as matas e a região pantaneira.

“A experiência de estar em um safári, em contato com animais selvagens, sempre em conforto e segurança, é única. Em uma viagem como essa, os pontos altos são os momentos que eu chamo de ‘encontros mágicos na natureza’. Eles nos marcam, tocam nossa alma, e ficam com a gente pelo resto de nossas vidas”, garante Giuliano Bernardon, sócio e líder sênior da empresa.

Para Giuliano, uma aventura não consiste apenas em grandes alturas ou alta velocidade.

Explorar um rio coberto de brumas ao amanhecer, sem saber o que vai encontrar após a próxima curva, é uma grande aventura. “O que experimentamos em uma viagem na natureza é de certa forma o que movia os grandes exploradores do passado: a grande aventura da busca pelo desconhecido”, completa ele.

Um dos principais roteiros da Birding é o Jaguar Kingdom, no Pantanal norte: nessa viagem, de geralmente uma semana, é possível atravessar grande parte do Pantanal e conhecer uma grande diversidade de biomas e animais.

“Fazemos safári em carro aberto, caminhamos por campos e matas, exploramos rios remotos, e às vezes sentamos e esperamos, sempre em busca de encontros com animais e aves selvagens ou da foto perfeita de um belo lugar. Nessa viagem costumamos ver uma quantidade incrível de animais como araras, tuiuiús, jacarés, antas, ariranhas, tamanduás, e até a onça pintada!”

Mistérios debaixo d´água de tirar o fôlego

Se navegar é preciso, mergulhar e flutuar são obrigações! Imagine então se for numa lagoa de água azul, que impressiona por sua incrível transparência e profundidade? Uma das mais profundas entre as cavidades inundadas do Brasil, com mais de 220 metros de coluna d’água, é a Lagoa Misteriosa, um atrativo turístico situado na mesma fazenda que o Recanto Ecológico Rio da Prata fica, em Jardim-MS.

O mistério fica por sua profundidade desconhecida, motivo pelo qual recebeu o nome.

Foto: Jason Marinho

Para Carina Freitas, do Grupo Rio da Prata, “tanto a flutuação quanto o mergulho na Lagoa Misteriosa proporcionam uma experiência intensa junto à natureza”. De acordo com ela a flutuação é indescritível e a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Durante o passeio é possível observar os paredões verticais rochosos, troncos caídos, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz. Demais, né?

Já durante o passeio de mergulho os visitantes podem avistar a copa das árvores na superfície, o que mostra quão transparentes são suas águas. “A profundidade desconhecida da lagoa também é outro diferencial, no qual o máximo atingido foram mais de 220 metros de coluna d’água, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998”, explica a também aventureira Carina.

A sensação que se tem ao flutuar e mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se estivesse solto no ar. Afinal, são 8 metros de profundidade abrem-se em dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade.

Isso sempre, é claro, em segurança. A Lagoa Misteriosa segue as diretrizes do Sistema de Gestão de Segurança (SGS) onde os colaboradores participam anualmente de capacitações, entre eles curso de primeiros socorros e salvamento aquático, simulados de acidentes entre outros a fim de proporcionar maior segurança para os nossos visitantes e equipe.

Desbravando o mundo subterrâneo na Bahia

Foto: Ion David

Contemplar as belezas e os mistérios do mundo subterrâneo e ainda aprender sobre as formações geológicas, que tal? Uma das atividades que atrai cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo é o espeleoturismo, ou turismo em cavernas, que é uma experiência diferente e, ao mesmo tempo, sensacional.

Para Nayara Dantas, diretora da Chapada Soul, outra empresa associada ABETA, localizada em Lençois, na Bahia, as cavernas e grutas tem o poder de nos fascinar. “As formações geológicas nos seduzem, tanto pela diversidade e complexidade, quanto ao tempo que a natureza investiu nelas. Foram milhares de anos até adquirir a forma como as conhecemos hoje”.

E pra quem busca aventura e experiências que fogem da rotina, a Chapada Diamantina também é parada obrigatória. Grutas, cânions, caminhadas por mata cerrada, rios e cachoeiras fazem do convívio com a natureza algo constante. Um local que vale a pena ser visitado, segundo Nayara, é o Vale do Pati, reconhecido como um dos trekkings mais cênicos do mundo.

 

Viu só como contemplar pode ser também uma grande aventura? E isso pode transformar sua vida de uma forma que só quem já curtiu a vida ao ar livre sabe como é. Então aproveite que o final de ano já está aí e organize sua viagem, seja para um desses destinos ou para outros tantos que o Brasil nos reserva, e caia na aventura do ecoturismo.