“A realização do ABETA Summit 2017 no município de Santo Antônio do Pinhal consolidou todos os nossos propósitos e ações para valorizar e desenvolver ainda mais a Mantiqueira, em benefício dos turistas e, principalmente, para seus habitantes. O evento nos trouxe importantes temas para reflexão e novas perspectivas em relação ao turismo atual. Além de nos proporcionar o convívio com inúmeros profissionais engajados neste setor tão importante para a economia e para os avanços do país”
Esta fala, da presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira Daniela de Cássia Santos Brito, resume bem o que acontece com o destino que recebe e o impacto que é gerado através do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Organizado pela ABETA desde 2004, em 2017 o evento aconteceu no Território Mantiqueira, tendo a cidade de Santo Antônio do Pinhal como sede, além de Campos do Jordão e Gonçalves-MG, que também receberam atividades relacionadas ao evento.
Ano após ano, é possível observar o impacto e o legado que o ABETA Summit deixa para a região e para todos os envolvidos – antes, durante e depois de cada edição do evento. Mas não o legado que fica só no nome: algo perene, de verdade, e de muito valor. E que é capaz de transformar para melhor o turismo de natureza do local, assim como os produtos turísticos, serviços e competência dos agentes.
“Reunir os melhores empresários e representantes do segmento de turismo de natureza, para discutir ações e estratégias que possam fortalecer gerar novas oportunidades de negócios e promover a vida ao ar livre”, são as palavras da presidente da ABETA Teriana Gandelim Selbach.
Uma das ações, por exemplo, foi a capacitação gastronômica com as merendeiras do Centro Educacional Integrado Professora Silvana da Silva e Souza. Através da parceria com o projeto Sabores da Mantiqueira, do Senac Campos do Jordão, elas puderam participar de um curso que levou conhecimento teórico e prático, para a vida toda, e que foi aplicado durante o evento no ano passado.
Após uma conversa com o prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Junior, é possível afirmar que houve um aumento significativo no volume de turistas na cidade. E graças aos novos conceitos introduzidos pelo ABETA
Summit e pela boa publicidade em torno do município.
“O ABETA Summit reforçou o tipo de turismo que queremos para a nossa região. O turismo que preza pelo respeito à vida ao ar livre, à preservação ambiental e, principalmente, à segurança dos turistas”, comenta o prefeito Junior, como ele costuma ser chamado.
Além disso, ele vai um pouco mais longe, falando que “a realização do evento nos mostrou visões diferenciadas sobre um receptivo adequado e dinâmico, contribuindo efetivamente para o progresso dos empresários do trade turístico. Além disso, com efeitos positivos que também se refletem na geração de empregos e renda para a população”.
Para corroborar com o que Clodomiro Junior afirmou, Daniela de Cássia vai ao encontro do que a ABETA deseja com a realização deste verdadeiro encontro da vida ao ar livre: “O ABETA Summit nos validou com um destino turístico consciente e responsável, capaz de extrair todas as possibilidades de lazer e vivencias únicas que a natureza pode oferecer de maneira segura e sustentável, cuidando e preservando os patrimônios naturais para as próximas gerações”.
Enquanto isso, na cidade-sede do ABETA Summit 2018…
A 15ª edição do ABETA SUMMIT acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto. Desta vez, tendo como Destino Anfitrião o Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, mais precisamente no município de Conceição do Mato Dentro. O tema central será “Conectando pessoas, produzindo Ideias”.
Como de costume, logo após a parceria ser firmada e o evento ser confirmado, a ABETA já elaborou formas de colaborar com a região, organizando cursos e oficinas de capacitação para aqueles se estarão envolvidos na realização do evento.
“Desde a primeira visita da ABETA à região, temos trabalhado de várias formas a capacitação dos agentes locais do turismo através de palestras sobre temas relevantes ligados ao setor, reuniões específicas sobre o Summit e reuniões com gestores públicos municipais tendo o turismo como tema central”, falou a gestora do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó Ana Paula Caldeira.
Entre tantas atividades, ações e iniciativas em prol do turismo da região, uma delas levou o nome de “Excelência em Serviços Turísticos de Natureza”. O encontro recebeu profissionais do segmento turístico, sendo 59 representantes da iniciativa privada e do Programa Minas Recebe – programa de capacitação e qualificação dos receptivos turísticos – e mais de 20 gestores dos circuitos turísticos mineiros.
No final de março, outro curso: o de Competências Mínimas para Condutores – CMC, que preparou ainda mais os condutores de turismo para o evento que se aproxima.
“Foi muito boa a experiência. Apesar de já estar no ramo há alguns anos, pude me reciclar e aprender coisas novas, assim como as NBRs. O curso foi muito bom pois contou com um método prático, simples e didático, com excelente dinâmica, sempre trabalhando o espírito de equipe e liderança. Também pudemos entender mais sobre os direitos do consumidor, então foi algo bem completo. Iniciativas como esta valorizam e qualificam ainda mais quem vive do ecoturismo e turismo de aventura”, comentou Samuel Taets, da Pousada da Gameleira, que também participou da oficina.
Conduzido por instrutores da ABETA e com duração de quatro dias e atividades experienciais em ambientes naturais, o curso atendeu a 16 profissionais que se capacitaram em conformidade com as Normas Técnicas brasileiras para condutores de turismo de aventura. O evento fez parte da preparação para o evento ABETA Summit 2018, e contou com o apoio do Circuito Turístico do Parque Nacional da Serra do Cipó e da prefeitura de Conceição do Mato Dentro.
Os cursos realizados vieram atender à demanda de capacitação de condutores para atuarem nas principais Unidades de Conservação do Circuito – Parque Nacional da Serra do Cipó, APA Federal Morro da Pedreira, Parque Estadual da Serra do Intendente e Parque Natural Municipal do Tabuleiro.
“Tem sido muito gratificante ver representantes destes vários setores trabalhando juntos para realizar o ABETA Summit 2018, cada um contribuindo com sua experiência para a estruturação do evento. Este trabalho conjunto certamente continuará após o Summit, e isso já é um grande legado da ABETA para nossa região!”, finaliza Ana Paula.
A expectativa de acordo com a gestora do Circuito é a melhor possível, afinal, por ser uma grande vitrine a realização do evento se torna uma oportunidade da região mineira mostrar ainda mais o seu potencial e o que tem a oferecer para os turistas e amantes da vida ao ar livre.