PREFEITURA DE ILHABELA
ABETA SUMMIT
INFORME PUBLICITÁRIO
Muitas trilhas e belas cachoeiras. Praias paradisíacas. Fauna e flora exuberantes, com aves raras e árvores centenárias. Localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, Ilhabela encanta a todos os visitantes. Seja nas mais de 40 praias, ou no topo de picos com mais de mil metros de altura, o arquipélago reserva várias aventuras.
Uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta, o município possui 85% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Além da beleza natural, a rica história, a cultura caiçara e as lendas locais sobre tesouros de piratas ajudam a estimular o imaginário dos turistas.
Ilhabela é o destino perfeito para combinar aventura, diversão e contemplação da natureza. Uma gama de atividades que vão muito além do sol e do mar e que levou o município a se reposicionar turisticamente, lançando em 2018 sua nova marca: Ilhabela, Vida Natural.
Hospitalidade, boa mesa e festivais de vários gêneros musicais durante o ano, reunindo artistas locais e nacionais, completam os atrativos da ilha. A cidade conta com mais de 7.000 leitos entre diversos tipos de hospedagem, que vão do rústico ao alto padrão. Enquanto a gastronomia expressa a perfeita convivência entra as culinárias caiçara, contemporânea, mediterrânea, italiana, japonesa, tailandesa e, claro, brasileira.
Quem é fã da vida ao ar livre tem 365 dias para se aventurar em Ilhabela. Confira nossas dicas para curtir a natureza e boa viagem!
Pra mergulhar fundo
O Santuário Ecológico Marinho da Ilha das Cabras é o local perfeito para quem está começando. Lá, é possível praticar o mergulho inicial (batismo) ou snorkeling.
Quem prefere um mergulho mais desafiador pode nadar em meio a naufrágios antigos. Para viver essa experiência inesquecível, basta procurar uma das agências de mergulho locais.
Aprendendo a velejar
A geografia propícia e os ventos constantes durante todo o ano renderam a Ilhabela o título de Capital Nacional da Vela. No mês de julho, o município sedia o maior evento sul-americano dessa modalidade, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Os iniciantes podem aprender a velejar em pequenas embarcações, como hobie cats, ou em veleiros oceânicos.
Trilhas e cachoeiras
Em Ilhabela, dezenas de trilhas levam a picos com mais de 1.000 metros de altura ou a belas cachoeiras. Uma das mais famosas é a trilha do Pico do Baepi. A caminhada de aproximadamente três horas, só de ida, proporciona o contato com a Mata Atlântica e termina a 1.045 metros de altitude, com uma linda vista que inclui a cidade, o Parque Estadual de Ilhabela e o canal de São Sebastião.
Entre as cachoeiras que podem ser descobertas pelos caminhos da ilha, estão a da Laje, do Gato, do Veloso, dos Três Tombos, da Friagem e os cinco poços de cachoeira da Trilha da Água Branca.
Cultura caiçara
Os caiçaras são descendentes dos portugueses, negros e índios que viviam no arquipélago e mantêm viva sua cultura em comunidades tradicionais. Sua identidade é marcante na pesca, na agricultura e no artesanato.
As maiores comunidades caiçaras que vivem em Ilhabela estão no Bonete e em Castelhanos, onde, além de entrar em contato com os costumes da ilha, o turista ainda pode desfrutar de belas praias, percorrer trilhas, praticar surfe e saborear a gastronomia à base de frutos do mar.
Birdwatching
O arquipélago de Ilhabela abriga mais de 360 espécies de aves, entre elas o papagaio-moleiro (Amazona farinosa), eleito a ave símbolo da ilha. Também é possível observar o araçari-poca (Selenidera maculirostris), a jacutinga (Aburria jacutinga), o macuco (Tinamus solitarius), a coruja-preta (Strix huhula), a saíra-sapucaia (Tangara peruviana), o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) e aves migratórias, como o trinta-réis-real (Thalasseus maximus) e, nos meses mais frios, albatrozes.
A proximidade do Parque Estadual de Ilhabela com a sede do município faz com que essas aves frequentem a área urbana. E basta algumas trilhas de fácil acesso para observar espécies ameaçadas de extinção, que encantam com suas cores e cantos raros.