Tour off- road with buggy
urSobre a atividade:
Segundo a ABNT, é a “atividade de turismo que tem como elemento principal a realização de percursos em vias não-convencionais com veículos automotores”.
O bugue nasceu na Califórnia, nos anos 1960, mas se adaptou tão bem ao Nordeste brasileiro que virou programa turístico obrigatório onde quer que existam praias de sonho e lindas paisagens à beira-mar. Leve e versátil, costuma se dar muito bem em terrenos arenosos, mas também pode ser usado para explorar trilhas ou realizar passeios urbanos mesmo longe da praia. É perfeito para curtir o cenário sentindo a brisa no rosto. Mas também satisfaz todas as necessidades de fortes emoções: basta apenas uma grande duna, a mão no volante e o pé no acelerador.
Perigos e Riscos:
– Os principais riscos estão relacionados à operação dos veículos. Pode-se destacar colisões com outros veículos, perda do controle sobre o veículo, cansaço excessivo do condutor (sonolência e perda de reflexos), pane ou avaria mecânica, tombamento ou capotamento, atropelamento de pessoas ou animais, indisposição do cliente ou do condutor, condições meteorológicas adversas, etc.
Normas técnicas referentes
Normas Transversais
ABNT NBR 15285 – Turismo de Aventura – Condutores – Competência de pessoal
ISO 21103 – Turismo de Aventura – Informações mínimas preliminares a clientes
ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança – Requisitos
ABNT NBR 15500 – Turismo de Aventura – Norma de Terminologia
Normas Específicas
ABNT NBR 15383 – Turismo de Aventura – Condutores de turismo fora-de-estrada em veículos 4×4 ou bugues – Competências de pessoal
ABNT NBR 15453 – Turismo de Aventura – Turismo fora-de-estrada em veículos 4×4 ou bugues – Requisitos para produto.