Começa, oficialmente, hoje o ABETA Summit, que deve atrair empresários, ativistas, gestores públicos e entusiastas da vida ao ar livre num único evento. O Território Mantiqueira é o destino anfitrião, e estará de braços abertos para receber todos que, de alguma forma, vivem do ecoturismo e turismo de aventura.

Nosso recado para você é direto: prepare-se! Serão 4 dias de muito conteúdo inspirador, debates construtivos sobre o segmento, grupos de trabalho, além de um ambiente perfeito para novos negócios e, claro, sentir e experimentar a vida ao ar livre na prática.

Para Daniela De Cássia Santos Brito, presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira – ADITM e prefeita de Monteiro Lobato-SP, “sediar o Abeta Summit 2017 representa um marco na história do Território Mantiqueira, pois reforça o potencial turístico que une os estados de São Paulo e Minas Gerais. Além de ser um dos lugares mais belos do Brasil, a Serra da Mantiqueira é também o destino ideal para a prática de esportes de aventura e vida ao ar livre. Desta forma, a possibilidade de receber um evento que aborda esses temas com tanto cuidado e profissionalismo, possibilita que nossa região se desenvolva ainda mais, de maneira consciente e sustentável”.

Com uma programação bem diversificada, o evento visa a contribuir para o relacionamento entre os empresários da vida ao ar livre. Ao mesmo tempo, transmite conteúdo que pode ser aplicado para o melhor desenvolvimento dos negócios no âmbito do ecoturismo e turismo de aventura.

“Um evento como esse é difícil até medir a importância, o valor é imensurável. Tanto a cidade de Santo Antônio do Pinhal como a região da Serra da Mantiqueira já vivem do turismo e têm como atividade econômica principal o turismo. O Summit tem muita qualidade em termos de conteúdo e visibilidade, e isso agrega ainda mais valor ao destino. A ABETA é uma entidade reconhecida nacionalmente e contribui muito quando se predispõe a realizar o evento. Com certeza será um verdadeiro divisor de águas para os empresários”, afirmou o prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Clodomiro Junior.

Sobre Turismo em Parques Naturais e sua importância

A vida ao ar livre em parques municipais, estaduais e federais, conhecidas como Unidades de Conservação, ainda caminha de forma lenta no Brasil. Mas vale ressaltar a importância estratégica desses locais para o país, e a força do ecoturismo como forma de manutenção e divulgação da cultura ao ar livre.

Serão diversas palestras e bate-papos sobre o assunto. Para falar sobre isso teremos a presença de Pedro da Cunha e Menezes, coordenador de uso público e negócios do ICMBio. Também vamos receber representantes de três parques municipais para colaborar com a discussão, apontando caminhos e casos de sucesso, assim como especialistas do assunto de outros países.

Além disso, vamos ter uma palestra inspiradora de Ólafur Pétursson do Centro de Estudos Ambientais e Sustentabilidade Skálanes, da Islândia. O bate papo gira em torno do seu projeto de preservação ambiental em uma antiga fazenda no país europeu, que se tornou uma Reserva Natural, e como isso possibilitou criar oportunidades econômicas a partir do turismo para a região.

Fotografia ao ar livre – o poder da imagem para o turismo

Que o Brasil é repleto de paisagens deslumbrantes você já sabe. E junto com o fotógrafo Ricardo Martins será possível fazer uma oficina de fotografia, com conceitos e técnicas para registros da vida ao ar livre e da natureza. Quem tem um negócio não pode perder, afinal, uma imagem vale muito mais que mil palavras sobre um destino turístico.

Sustentabilidade: a raiz do nosso ofício

Presente desde o início da ABETA, o termo sustentabilidade é uma das principais bandeiras que levantamos no segmento. Como não poderia ser diferente, teremos algumas palestras e painéis dedicados ao tema, à gestão sustentável dos empreendimentos e casos de sucesso que deram e dão o que falar.

Entre tantas outras palestras e debates, são esses alguns destaques da programação do ABETA Summit, que já está gerando grandes expectativas para o Território Mantiqueira.

“A expectativa é que é o Território Mantiqueira, por meio do ABETA Summit 2017, seja o cenário de discussões, debates, palestras e trocas de experiências em relação ao turismo de aventura e principalmente ao futuro dos recursos naturais. É necessário zelar por nosso maior patrimônio, a natureza. Acredito que essa seja a oportunidade perfeita para destacar esse tema entre os operadores, empresários e gestores públicos”, explicou Daniela de Cássia.

Nesse sentido, ela conclui que “o evento é providencial, pois todas essas cidades deverão investir com sabedoria seus recursos financeiros em projetos que beneficiem o turista em contato direto com a natureza, sem perder a comodidade e a segurança, mas acima de tudo, sem agredir o meio ambiente. Além disso, o ABETA Summit será a celebração de um projeto pioneiro no país, que une os estados de São Paulo e Minas Gerais em ações conjuntas em prol do desenvolvimento turístico. Queremos que todos os participantes se sintam em casa no Território Mantiqueira e aproveitem ao máximo essa experiência!”

Com certeza você e todos que participarem do evento serão muito bem recebidos. Aproveite para se inscrever, se ainda não garantiu seu lugar no maior encontro da vida ao ar livre do Brasil. Basta acessar www.abetasummit.com.br e fazer sua inscrição.