Com a chegada das férias de verão vem uma excelente oportunidade para você praticar atividades ao ar livre, se aventurar e viajar com a família ou amigos. Aproveitar ao máximo esses dias para curtir o melhor da estação e da natureza é tão esperado que às vezes esquecemos de alguns pequenos cuidados. Por isso, anote as dicas para ficar tranquilo e viver as férias de verão dos seus sonhos.
- Hidrate-se bastante
Nesta época em que os dias são mais longos e mais quentes, é preciso, além de evitar o sol entre 12h e 15h – horário de maior incidência de raios UV -, lembrar de carregar sempre uma garrafinha d’água. Não espere ter sede para tomar água.
Mesmo que não vá praticar alguma atividade física mais intensa, como uma caminhada, trilha, uma pedalada, ou até uma escalada, a hidratação é necessária para você aproveitar ao máximo suas férias de verão e deixar seu corpo sem problemas. O ideal é ingerir pelo menos 1,5l de água por dia. Então, seja na praia, na cachoeira ou na cidade, ao sair de casa não esqueça sua garrafinha de água. Se tiver uma térmica, melhor ainda, que conserva a água geladinha e refrescante!
- Respeite a cultura local
Quando alguém vai na sua casa você espera que essa pessoa não mexa nas suas coisas ou que não tire nada do lugar, não é? Quando você viaja e curte a vida ao ar livre também é assim. Estar em contato com a natureza é, ter respeito com ela, com a comunidade à sua volta, os seres humanos e todas as formas de vida. Lembre-se: você é um visitante e deseja ser bem recebido quando voltar. Durante suas férias de verão – e ao longo da sua vida – procure não quebrar, cortar ou matar partes da flora ou mesmo da fauna dos locais que está visitando.
Um turista consciente preserva o ambiente em que está e, acima de tudo, tenta aprender com a cultura local. Por isso, tente causar dano zero em suas incursões em matas ou qualquer lugar de grande diversidade ambiental.
É aquela velha história: da natureza não leve nada, tire apenas fotos para recordar.
- Viajar é preciso, mas planejar é indispensável
Muito antes de partir para as férias de verão, é importantíssimo traçar um planejamento da sua viagem e pensar em cada detalhe. Anote as informações que precisa para decidir o que levar em sua bagagem, quantos dias terá disponíveis para curtir cada atividade ou local que irá visitar.
E a logística de como ir e voltar, as condições climáticas, o tamanho da mala, dinheiro extra para contratempos? Tudo isso entra no que chamamos planejamento. E reservar alguns dias para fazer isso vai te deixar tranquilo e seguro para não ter frustrações durante suas férias de verão.
Além de tudo isso, planejar um passeio ou uma viagem com atividades de aventura para toda família pode representar um momento de integração e diversão entre todos. E uma opção perfeita para escapar da rotina do dia-a-dia e entrar em contato com a natureza.
- Analise as empresas antes de contratar
Sua pegada é mais aventureira? Gosta de sentir aquela emoção em atividades ao ar livre, como por exemplo o rafting, rapel, mergulho, tirolesa? Então saiba que cada uma dessas atividades possui normas técnicas de segurança.
A dica, nesse caso, é verificar e checar o nível de profissionalismo da empresa que você pretende contratar. Ela conhece e aplica essas mesmas normas de segurança? Possui instrutores capacitados, equipamentos de segurança dentro apropriados para cada atividade e certificados que comprovem tudo isso? Se a resposta foi sim, então é só aproveitar suas férias e curtir a experiência. Lembre-se: aventura inesquecível deve ser segura!
- Não seja irresponsável
Desbravar uma região nova é sempre uma boa sensação. Mas, só se for com responsabilidade e acompanhado de um condutor de turismo local.
Se existe uma mata virgem, ela deve ser virgem por algum motivo. O mundo precisa de turistas dispostos e curiosos, mas não precisa de heróis irresponsáveis. Se você vai praticar uma trilha e pisar em terrenos pouco explorados, não dispense o auxílio de um profissional certificado. Um condutor sempre se faz necessário para tornar sua experiência positiva, com segurança.
A geografia do Brasil e nossas condições climáticas oferecem os mais diversos tipos de atividades de ecoturismo e turismo de aventura. A variedade é imensa, desde raftings e boia cross em rios com os mais variados níveis de corredeiras, passando por circuitos de cicloturismo, atividades como tirolesa, arvorismo e rapel, escalada, ou até simples caminhadas.
Aproveite, então, toda esse nosso potencial natural para, nessas férias de verão, conhecer um lugar que nunca esteve. Guarde essas dicas para toda vez que desejar se aventurar na natureza e curta o melhor da vida ao ar livre de forma segura e consciente.