No turismo de aventura e no ecoturismo existem dezenas de atividades para você praticar, exercitando o corpo e entrando em contato com a natureza. A diversão já está inclusa nessa interação com a vida ao ar livre, que faz muito bem ao corpo e a alma. Mas você sabe quais são as atividades de aventura mais procuradas aqui no Brasil?
De acordo com o último levantamento realizado pelo SEBRAE, sobre o panorama do turismo de aventura, ficou evidenciado que o brasileiro busca ainda mais esse contato com os ambientes naturais, assim como as atividades de aventura e o ecoturismo. Lembrando que há atividades para todos os gostos: na terra, no ar e na água.
Confira o Top 3 do turismo de aventura:
Quem não gosta de praticar uma boa trilha com os amigos e conhecer paisagens diferentes? Com tanta vegetação nativa, parques naturais, fauna e flora riquíssimas, fica fácil se apaixonar por essa atividade. Pelo Brasil são centenas de trilhas que você pode fazer, algumas mais curtas, outras que duram alguns dias – nesse caso há a necessidade de pernoitar em algum lugar – e você pode buscar empresas que ofereçam roteiros para você conhecer nossas belezas naturais, caminhando, fato que favorece o olhar de observação.
Agora, lembre-se: se estiver em algum lugar que não conheça, não dispense a ajuda e orientação do condutor de turismo. Ele é importante para a sua segurança, para não ter perrengue na hora do seu lazer.
Existem lugares no Brasil que mesmo os veículos 4X4 não alcançam. Nesses lugares os animais de montaria podem ser excelentes parceiros da aventura. Este é o turismo equestre.
Destravando campos e matas, as cavalgadas recreativas proporcionam ao viajante muitas emoções e experiências, seja no silêncio quebrado apenas pelos sons dos cascos e dos animais numa marcha lenta pelos campos, seja pelo vento no rosto num galope a beira-mar.
E aventura também pode ser cultura. Muitas empresas organizam cavalgadas integradas à lida do gado ou resgatando as tradições tropeiras do interior do Brasil. Experimente, no turismo equestre, a interação entre as pessoas e os animais.
Pode ser divertido, mas precisa de segurança. No Brasil existem Normas Técnicas de segurança e de produto, que aplicadas, contribuem para fazer da vivência no turismo equestre, um grande barato.”
Nessa atividade de turismo de aventura, o elemento principal é a realização de percursos de bicicleta. Geralmente oferecidos por agências especializadas, existem diversos roteiros pelo país, mais curtos, de um dia, ou com trajetos longos, em que é preciso se hospedar durante o trajeto.
É uma ótima experiência para quem deseja conhecer as belezas do país e as paisagens naturais de um jeito diferente, com uma deliciosa sensação de liberdade, se refrescando com o vento na cara, pedalando e, ainda por cima, se exercitando!
E aí, já praticou alguma dessas atividades do turismo de aventura?
Se ainda não, procure um associado ABETA pelo Brasil para você se divertir, esquecer dos problemas e ter uma experiência segura em meio à natureza. Vale lembrar que a finalidade dessas práticas de turismo de aventura são voltadas à recreação, não à competição. Então, divirta-se e sinta o prazer de estar conectado à vida ao ar livre!