Rapel, escalada, cicloturismo, rafting, arvorismo. Todas essas atividades você já deve ter ouvido falar e, provavelmente, já praticou alguma delas ou conhece alguém que pratica. Mas no turismo de natureza existe uma infinidade de atrações e práticas que te permitem se divertir e sentir aquele pingo de emoção. Algumas delas ainda são pouco conhecidas e praticadas. É o caso do astroturismo, do geoturismo e da trilha de longo curso.

Astroturismo

Turismo de Natureza - Astroturismo
Créditos: Astroturismo Chile –
ESO_B.-Tafreshi (twanight.org)

Quantas vezes você parou à beira mar ou no topo de um vale ou montanha para simplesmente apreciar a natureza, a imensidão do céu, as luzes das estrelas, o brilho da lua? De certa forma você já praticou o astroturismo. Acontece que para melhor aproveitar essa atividade, caracterizada pela observação dos astros celestiais, é preferível que você esteja em regiões onde o clima e geologia favoreçam a observação do céu e das estrelas.

A região central do Brasil, por exemplo, é um lugar muito interessante para a prática do astroturismo, principalmente por existir, ali, áreas pouco iluminadas e longe das luzes das grandes cidades, que potencializa a luz natural, tornando esse momento de contemplação algo muito íntimo, marcante, emocionante. As Serras do Agreste Potiguar, no Rio Grande do Norte, também impressionam pela sua formação rochosa.

Um lugar onde o astroturismo se destaca é o Chile, com grande organização por parte do setor turístico. Ainda mais na região do Atacama, onde a prática se torna uma experiência magnífica.

Geoturismo

Turismo de Natureza - Geoturismo
Foto: Alexandre Cappi

Essa variação do ecoturismo e do turismo de natureza se baseia na observação da superfície terrestre e das formações rochosas, e é sinônimo de lazer e aprendizado. Sim, porque além de ter o patrimônio geológico como protagonista e principal atrativo, o geoturismo ou turismo geográfico prevê a apreciação do ambiente e suas formações e fenômenos geomorfológicos, bem como interpretação de características geológicas e, consequentemente, a conscientização sobre a importância dos elementos naturais e sua conservação.

Este vetor do turismo de natureza ainda é pouco difundido no Brasil, mas vale lembrar que possuímos locais com formações geológicas especiais, que favorecem a prática da atividade. Foz do Iguaçu, Chapada Diamantina, Pão de Açúcar, Chapada do Araripe são cenários bastante indicados para aprender sobre suas formações e se divertir.

 

Trilha de longo curso

Turismo de Natureza - Trilha de longo curso
Foto: Ion David

Chamada, também, de caminhada de longo curso ou somente Trekking, a atividade se resume na realização de percursos a pé, em ambientes naturais com pouca infraestrutura, e diferentes graus de dificuldade. Na trilha de longo curso você pode, além de exercitar o corpo, praticar um olhar diferente sobre a natureza e o local que está passando. Você presta mais atenção à região, interage com a fauna, flora, cultura e o turismo local, além de poder praticar outras atividades do turismo de natureza durante o roteiro, como a cavalgada, por exemplo.

Com várias formas de organização e roteiros, alguns de um dia, outros com alguns dias de duração, existe a possibilidade de você pernoitar em alguma cidade para continuar o trajeto no dia seguinte – o que ajuda na união do grupo.

Aqui no Brasil começa a se formar um conjunto de roteiros e trilhas de longo curso, como a Transcarioca, com mais de 180km, que conecta os mosaicos ambientais do Rio de Janeiro, como parques e unidades de conservação, municipais e estaduais. Além desta, se destacam as tradicionais trilhas do Vale do Pati-BA, Chapada dos Veadeiros-GO, Monte Roraima-RR e Serra do Cipó-MG.

Outro percurso que tem tudo para ser um sucesso é o Caminho da Mata Atlântica, projeto que terá mais de 2 mil quilômetros de caminhos interligados, passando por 70 unidades de conservação públicas e privadas ao longo de quatro estados: Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

E então, viu só como a natureza pode ser uma válvula de escape para a loucura e estresse do dia a dia? Experimente a vida ao ar livre e essas novas opções do turismo de natureza. São diversas atividades para você se divertir e recarregar as energias, seja sozinho, com seu parceiro(a), com os amigos ou família.

 

Abeta
Abeta

Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas que atuam com Ecoturismo e Turismo de Aventura de forma profissional, sustentável e inovadora. Com associados espalhados por todo o país, a ABETA forma uma rede qualificada de empresas e instituições comprometidas com o profissionalismo, com a diversão segura, com a preservação ambiental e com o prazer da descoberta da Vida ao Ar Livre.