Por cinco dias, Ilhabela foi o coração pulsante do turismo de natureza no Brasil. Foi no litoral norte de São Paulo que aconteceu o ABETA Summit 2019, evento que reuniu mais de 400 profissionais de todo o país trocando experiências e discutindo o futuro – e o presente – do segmento no país. Com o tema “15 anos de Vida Natural”, o evento comemorou os 15 anos de atividades da associação.
Realizado de 14 a 18 de agosto, o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, com patrocínio master da CNC, e trouxe inúmeros benefícios não só para a cidade, mas para todos os envolvidos. Afinal, como bem disse Flavio Ferrari, head do Copenhagen Institute for Futures Studies durante palestra no Summit, “tudo o que é relevante para o Brasil e para os brasileiros passa pela natureza”.
O ABETA Summit 2019 contou com cerca de 20 palestras e paineis, todos ministrados por especialistas nas mais diversas áreas como gestão de segurança, sustentabilidade e marketing, além de contar com histórias inspiradoras de quem já vive a vida ao ar livre.
Mais do que o conhecimento adquirido e as trocas de experiências, os participantes voltaram para casa encantados com a beleza da vida natural em Ilhabela. O contato direto com as belezas naturais ocorreu na sexta-feira (16), quando os participantes do ABETA Summit foram convidados para um “Dia de Vivências e Atividades ao Ar Livre”, com direito a caminhadas por trilhas, cicloturismo, esportes náuticos, turismo de base comunitária, entre outras. Todos com operação de empresas locais.
Adriana Krade, da Exxtreme.4 Rafting e Expedições, da cidade de Três Coroas-RS, foi uma das participantes que ficou empolgada com tudo o que ocorreu no evento.
“Tivemos um evento maravilhoso. Acho que a palavra para descrever Ilhabela nem seria essa. Foi tão bom que a palavra para definir tudo isso ainda nem foi criada. A cidade é linda e tem muita coisa para conhecer. Adorei a trilha e a enorme Cachoeira do Gato, no passeio que fizemos com o pessoal da ABETA”, contou Adriana, que também se encantou com o mirante da praia de Castelhanos.
Outros associados ABETA também voltaram pra casa renovados após os dias em llhabela. Foi o caso de Rafael Freitas, da Pegada Ecoturismo, de Belo Horizonte-MG. Foi a primeira participação dele no Summit, que garantiu: a partir de agora, estará em todos.
“Foi muito inspirador, algo que transforma a gente mesmo. É a sensação de fazer parte de algo muito maior, de encontrar e de se conectar com pessoas que pensam igual, não só em relação ao nosso trabalho como em relação a conservação e meio ambiente. Estou levando muita inspiração”, explicou Rafael.
Querer conhecer o Brasil – Os depoimentos dos associados da ABETA corroboram a avaliação do diretor executivo da entidade, Luiz Del Vigna.
“Um de nossos objetivos é ajudar a fazer o brasileiro a querer conhecer o Brasil. Nestes 15 anos de existência da ABETA, evoluímos muito. O Brasil se tornou uma referência mundial em segurança para o turismo de natureza. As normas que desenvolvemos aqui foram incorporadas pela ISO e adotadas globalmente. O governo brasileiro passou a reconhecer a atividade como fomentadora do desenvolvimento sustentável da economia e importante agente de preservação do meio ambiente. E a sociedade vem descobrindo, através do ecoturismo, um Brasil acolhedor, educativo e encantador”, avalia.
Considerado o principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura ampliou a diversidade de público, incluindo consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral.
“Além do profissionalismo, o alto astral da direção e associados da ABETA combinou perfeitamente com o clima de Ilhabela. Saber que os empresários do setor deixaram a nossa cidade felizes aumenta a sensação de dever cumprido por todos nós, da prefeitura”, atesta Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela.
Este mesmo sentimento é compartilhado por Teriana Selbach, presidente da ABETA. Para ela, o evento que marcou os 15 anos da entidade foi marcante e inesquecível.
“O Summit está envolvendo cada vez mais as pessoas. A própria conexão com a natureza que nossos associados compartilham fazem com que a gente acabe se conectando com pessoas que têm o mesmo sonho. Saber que existem pessoas como você, com os mesmos sonhos, os mesmos desafios, é impactante. O sentimento é de querer colaborar, de ajudar e fazer a nossa parte. Tendo a cerrteza de que não fazemos nada sozinho”, finalizou Teriana.
Além do conteúdo, o legado do ABETA Summit: oficinas de capacitação para o trade local
Ano após ano, é possível observar o impacto e o legado que o ABETA Summit deixa para a região e para todos os envolvidos – antes, durante e depois de cada edição do evento. Mas não o legado que fica apenas no nome: é algo perene, de verdade, e de muito valor. E que é capaz de transformar para melhor o turismo de natureza do local, assim como os produtos turísticos, serviços e competência dos agentes do trade local.
E, após o término do evento deste ano, a equipe técnica da ABETA continua os trabalhos em Ilhabela, que são focados na qualificação e capacitação do trade local. “É a trilha do conhecimento da ABETA, um conjunto de oficinas que se complementam e promovem a qualificação dos profissionais de turismo, além de potencializar e otimizar os produtos ofertados pelo trade local.”
São 3 oficinas diferentes que estão acontecendo:
– o curso de Competências Mínimas para Condutores (CMC), que capacita guias e condutores para oferecerem a melhore experiência durante as trilhas e passeios;
– a oficina de Sistema de Gestão de Segurança(SGS), direcionada a empresários e gestores, para entenderem como funciona o processo das normas;
– e o curso de Aprimoramento de Produtos, voltado para condutores e operadores, que traz uma visão macro do mercado e busca a melhoria da experiência turística e do serviço ofertado pelo trade local.
As ações iniciadas no dia 20 continuam acontecendo e em breve devem gerar ótimos resultados nas operações e oferta de serviços turísticos na ilha, mostrando o poder transformador e o impacto positivo, ou legado, que o ABETA Summit deixa no destino anfitrião.
Além disso, a revista que aborda temas da vida natural, ecoturismo e turismo de natureza, será distribuída a escolas do ensino fundamental. A iniciativa foi um acordo entre ABETA, a Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação de Ilhabela, e busca estimular nos jovens estudantes a importância da cultura da vida ao ar livre desde cedo.
O ABETA Summit 2019 teve Ilhabela como destino anfitrião, contou com patrocínio master da CNC e teve apoio da ACI-Ilhabela, Aprecesp, Aati, Ecotrip, Curtlo, ABNT, Gato Negro Gastronomia, Central Ecoturismo Ilhabela, Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, Brasil Convention & Visitors Bureaux, Prefeitura Municipal de Gonçalves, Prefeitura Municipal de Socorro e Setur/SP.