Em 2004 quando da fundação da ABETA, um dos objetivos principais da, até então, nova entidade seria desenvolver cursos de capacitação e qualificação empresarial e profissional do turismo de aventura e do ecoturismo no Brasil. Com esse norte, executamos em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o Programa Aventura Segura.
Este foi um bem-sucedido programa de qualificação, certificação e aprimoramento das atividades turísticas de aventura e natureza. Foi um sucesso, sendo inclusive reconhecido pela Organização Mundial do Turismo como um modelo a ser seguido por países que desejam desenvolver seus segmentos de turismo de aventura e natureza.
Estamos de volta!
No final de março, aconteceu na cidade de Conceição do Mato Dentro MG, um dos cursos de capacitação da ABETA: Competências Mínimas para Condutores – CMC. Conduzido por instrutores da ABETA e com duração de quatro dias e atividades experienciais em ambientes naturais, o curso atendeu a 16 profissionais que se capacitaram em conformidade com as Normas Técnicas brasileiras para condutores de turismo de aventura. O evento fez parte da preparação para o evento ABETA Summit 2018, e contou com o apoio do Circuito Turístico do Parque Nacional da Serra do Cipó e da prefeitura de Conceição do Mato Dentro.
“Foi muito boa a experiência. Apesar de já estar no ramo há alguns anos, pude me reciclar e aprender coisas novas, assim como as NBRs. O curso foi muito bom pois contou com um método prático, simples e didático, com excelente dinâmica, sempre trabalhando o espírito de equipe e liderança. Também pudemos entender mais sobre os direitos do consumidor, então foi algo bem completa. Iniciativas como esta valorizam e qualificam ainda mais quem vive do ecoturismo e turismo de aventura”, comentou Samuel Taets, da Pousada da Gameleira, que também participou da oficina.
Este foi o primeiro! Vem mais por aí!
Durante a WTM Latin America 2018, que acontece essa semana em São Paulo, a ABETA irá anunciar o retorno da entidade a oferta de cursos de capacitação e oficinas presenciais e à distância, voltados os segmento de turismo de aventura e ecoturismo. Acreditamos que o Brasil poderá ser a melhor referencial mundial em turismo de natureza. Mas para isso acontecer, precisamos de educação, capacitação e qualificação.
E aí, gostou das novidades? Com tanto trabalho de desenvolvimento na capacitação de profissionais, só quem tem a ganhar é o turismo e os turistas, já que o impacto disso é positivo e, mais que isso, perene. Para saber mais, visite nosso site e conheça nossos cursos.