Inscreva-se na nossa newsletter!

Abeta Summit 2025: Pluralidade de Caraguatatuba inspira a identidade do evento

A cada ano, o Abeta Summit ganha uma identidade visual que celebra o destino anfitrião sem perder a essência da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Além de conferir uma personalidade única a cada encontro, essa abordagem também fortalece o reconhecimento e a continuidade do evento ao longo dos anos.

Em 2025, entre os dias 3 e 6 de setembro, o local a receber o maior evento de turismo de natureza do Brasil terá como cidade-base Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A nova identidade para este ano segue a linha que já vinha sendo explorada nas edições anteriores: a incorporação de símbolos do destino. Se, em 2024, as Cataratas foram o forte símbolo de Foz do Iguaçu, agora o desafio foi extrair as características que melhor representam a impressionante pluralidade da cidade-sede.

Apesar de ser amplamente reconhecida como uma cidade litorânea, Caraguatatuba surpreende ao ter cerca de 70% do seu território inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, que possui uma extensa área de Mata Atlântica preservada. A união desses “dois mundos” — praia e floresta — abre um leque de atividades incríveis, que vão desde trilhas exuberantes, cachoeiras deslumbrantes e a observação da rica fauna e flora, até mergulho, esportes à vela e pesca esportiva.

Além disso, a cidade abriga a única pista de voo livre homologada da região, evidenciando seu grande potencial para o turismo de aventura. Todos esses elementos tornam Caraguatatuba um destino muito mais complexo do que podemos imaginar, e com um potencial turístico ainda pouco explorado.

Por isso, o processo de criação da identidade visual começou com um mergulho por toda a pluralidade da cidade, e ao final, foram selecionados quatro elementos que melhor a representam: a Praia, simbolizando o mar, o sol e o calor. Afinal, Caraguatatuba é uma cidade litorânea; a Montanha, representando o Parque da Serra do Mar; o Saíra-sete-cores, ave-símbolo da cidade, que destaca a importância da preservação ambiental e da valorização da fauna local; e o Voo Livre, em reconhecimento à reputação de Caraguatatuba como um dos melhores locais para a prática.

As cores que representam a edição deste ano foram inspiradas nos tons vibrantes do Saíra-sete-cores. A paleta mescla as já conhecidas cores da Abeta com novas nuances que remetem à beleza da ave-símbolo da cidade, criando uma harmonia visual que reflete tanto a marca do evento quanto o espírito do destino.
Por fim, para dar vida a identidade, a seleção das imagens foi crucial. Elas foram escolhidas para representar graficamente as belezas e experiências que o destino oferece.

O Mirante dos Caraguatás, por exemplo, localizado no Parque da Serra do Mar, oferece uma vista panorâmica de 360 graus de Caraguatatuba e das cidades vizinhas. Além de ser um ponto de contemplação, é ideal para a observação de aves, um paraíso para entusiastas da atividade. Já a imagem do Saíra-sete-cores serve como um forte lembrete da importância da preservação ambiental e da valorização da fauna local. A Vista da Baía de Caraguatatuba e Voo Livre também não poderiam ficar de fora, representam a beleza, emoção e a aventura que Caraguatatuba pode oferecer.

A identidade do Abeta Summit 2025, desenvolvida pela designer Paula Martins, da Atré Comunicação Personalizada, é uma celebração da pluralidade da cidade, convidando a todos a explorar suas diferentes faces e a se conectar com a natureza de uma forma única e inspiradora.
Quer saber mais sobre o Abeta Summit 2025? As incrições já estão abertas e em breve, mais informações sobre a programação completa serão divulgadas.

Avatar photo
Atré Comunicação

Fundada em 2011, a Atré é uma agência especializada em assessoria de imprensa e fortalecimento de marca. Com mais de 300 clientes atendidos e R$ 200 milhões em retorno de mídia conquistado, a agência desenvolve estratégias personalizadas para conectar marcas ao público e gerar impacto na imprensa.