Seja você é um mochileiro ou viajante iniciante ou experiente, é sempre interessante contar com algumas dicas e conselhos que podem tornar sua viagem na natureza e sua experiência na vida ao ar livre mais gostosa, segura e divertida. Por isso, no post de hoje, contamos com a colaboração do parceiro de longa data Joaquim Magno de Souza, da Roraima Adventures, associada ABETA. Nesta primeira parte, ele lista 5 dicas. Confira!
- Escrever um diário de viagem
Registrar as suas sensações, suas percepções, seus olhares, a evolução que irá ocorrendo no transcorrer dos dias. Tudo isso são registros que a mente, com o tempo poderá “arquivar” ou mesmo “esquecer”. E ter tudo isso registrado através da escrita, ou mesmo de áudios, será uma maneira de lembrar-se da intensidade com que tudo aconteceu. Dentro de alguns anos, ao rever essas lembranças, poderá sentir novamente a brisa daqueles dias, ou mesmo se auto avaliar e ver o quanto foi importante aquela sua viagem na sua vida, que transformações fizeram para vc.
- Saber palavras-chaves em outro idioma
Saber o básico de algum idioma faz muita diferença em qualquer viagem que faça. O espanhol, por exemplo, pode te ajudar muito numa viagem ao Monte Roraima. Ali você encontrará pessoas de outros cantos do planeta, mas sobretudo da América Latina! E eles gostarão de ouvir você pronunciar frases em seu próprio idioma, e isso abrirá muitas portas, poderá criar empatia, amizade e tornar os dias mais agradáveis.
Aprenda, pelo menos inicialmente, as palavras mais típicas, como “sim”, “não”, “por favor”, “obrigado” e palavras simples do cotidiano.
Garantimos que a viagem será mais divertida e conhecerá muitas pessoas locais que abrem o seu coração para ajudá-lo em tudo o que for preciso. E essa dica vale para viagens em todos os lugares do mundo!
Sempre carregue pequenos lanches (cereais, frutas secas, chocolate, etc). Às vezes, é difícil planejar onde você estará no horário do almoço ou nas horas entre as refeições. Nas expedições não haverá lugar para comprar nada. Então, é melhor trazer lanches, nozes, frutas ou algo que você possa levar. Ah, E não se esqueça da garrafa de água.
- Distribua seu dinheiro ao guardá-lo
O risco de ser roubado, de esquecer a carteira ou bolsa em algum lugar existe e pode ocorrer em qualquer hora do dia e em qualquer lugar que você vá. Uma boa dica é levar, em espécie, somente o dinheiro necessário para aquele dia. Quanto aos cartões nunca leve TODOS na mesma carteira ou bolsa, pois se houver um imprevisto, terá um “cartão backup” para continuar sua viagem. E em lugares onde definitivamente não usará cartão, não tem necessidade de levá-lo, principalmente se forem trilhas e locais inacessíveis, no meio do mato, não é mesmo?
- Seus documentos
Dependendo para onde você vai, talvez não precise do passaporte, mas se estiver no exterior, então ele é documento importante. Mas em vias de regra, usamos passaporte ou Carteira de Identidade ou CNH para nos identificarmos. O recomendável é que nunca carregue todos os documentos com você. Leve somente 01 destes documentos. Os demais devem ficar no apartamento, para o caso de um sumiço ou roubo ou mesmo esquecimento em algum lugar. Quando retornar ao final do dia, terá um “documento backup” para continuar sua viagem e ter como se identificar, inclusive para comprar os bilhetes de volta para casa.
E, então, gostou das dicas do Magno?! Elas são importantes para qualquer lugar que vá e, independentemente do tipo de viagem que está fazendo, um mochilão ou algo mais sofisticado, se segui-las você terá uma viagem com certeza inesquecível! Até o próximo post!
*Publicado originalmente no blog da Roraima Adventures