Sistema de Gestão de Segurança e norma ABNT NBR ISO 21101

 

O fator “risco” é notadamente reconhecido como parte inerente as atividades de ecoturismo e aventura. Por isso é de fundamental importância que as empresas desses segmentos consigam promover uma gestão de suas atividades no intuito de garantir a segurança de seus profissionais, clientes e do seu negócio. Nesse sentido, a orientação quanto a um gerenciamento de risco e a  e implementação, de forma sistemática, de um conjunto de técnicas da gestão conforme normas técnicas estabelecidas, possibilita ao empresário visualizar todas as etapas de sua atividade atentando para os detalhes de sua operação, do seu processo de condução, atendimento a emergências, avaliação e controle dos riscos, levando em consideração as características aplicáveis a cada negócio.

 

Conteúdo Programático

  1. O que é a Norma ABNT NBR ISO 21101;

2.  O que é um Sistema de Gestão da Segurança sua aplicação e aspectos legais;

3. Conceito de risco e perigo; Acidentes e Incidentes;

4. Análise, avaliação e Gerenciamento de riscos;

5.  Planos de emergências;

 

Carga Horária : 8 horas

 

Consultora Técnica Responsável : Pollyana Pugas

Turismóloga. Especialista em Gestão Empreendedora para o Turismo e Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE) com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. Auditora e Consultora na Norma ABNT NBR ISO 21101(Sistema de Gestão da Segurança) e participante da comissão de estudos do Comitê Brasileiro de Turismo – subcomitê Turismo de Aventura (CB 054). Possui experiência na área de Turismo e Planejamento com ênfase em Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Turismo de Experiência.

Realizou trabalhos de Consultoria de implementação de Sistema de Gestão da Segurança em Empresas de Mergulho e Receptivo nos destinos de Porto de Galinhas(PE), Recife(PE) e Fernando de Noronha(PE) e na formatação de produtos ecoturísticos e capacitação de condutores em Chapada dos Veadeiros (GO), Nobres (MT), Chapada dos Guimarães (MT), Recife (PE), Bom Jardim (MT), Jalapão (TO) além da Formatação do Produto de Pesca Esportiva na Região do Vale do Araguaia-GO.

 

Para mais informações :

Entre em contato pelo info@abeta.tur.br com o assunto [Qualificação]