O cicloturismo tem se tornado uma atividade com cada vez mais adeptos no Brasil. A sensação de liberdade, o vendo no rosto, o cheiro e o som da natureza a cada pedalada fazem da prática um atraente motivo para curtir a vida ao ar livre. E aqui indicamos 3 roteiros pelo país para você pedalar e descobrir novas experiências.

É incrível como a bicicleta e o cicloturismo permitem que você viva e experimente um local de forma diferente do comum. Os olhos ficam mais atentos enquanto a pernas fazem o trabalho para se movimentar, observando cada detalhe do percurso e descobrindo novos lugares.

Pedal na Chapada DiamantinaPisa Trekking - ValeEuropeu_Fernando Angeoletto

Verdadeiro paraíso para quem curte pedalar, foi das trilhas da Chapada Diamantina que nasceu a maior competição de mountain bike do país, o Brasil Ride.

Praticar cicloturismo na Chapada Diamantina é desfrutar de paisagens cênicas, cheias de história e beleza, passando por lagos, cavernas e cachoeiras por toda a região baiana da Chapada – que abrange Lençóis, Mucugê, Pati, Cachoeira da Fumaça, Riacho do Mel, São João, entre outras.

De acordo com Otávio Lino, da Pisa Trekking, esse roteiro cicloturístico é mais indicado para pessoas que já tem experiência em viagens de bicicleta e em montanhas. A viagem que a Pisa Trekking oferece passa por trilhas bastante técnicas e desafiadoras, com subidas e descidas intensas e grau de dificuldade alto. “A logística deste roteiro é bem desenhada pra que as hospedagens sejam em pousadas confortáveis, para garantir o máximo de descanso possível entre um dia e outro de pedal”, explica Lino.

O mais legal, além de tudo isso é poder ter contato com os moradores locais e conhecer outra cultura, transformando uma “simples” viagem sobre duas rodas uma troca de experiências muito agradável.

Descobrindo o Monte Roraima, coração do planeta

Ele é um dos lugares mais anMakunaima Expediçoes-Pedal Monte Roraima 02tigos do planeta, um espetáculo à parte, e um dos lugares mais cobiçados pelos aventureiros do mundo inteiro. O roteiro de cicloturismo no Monte Roraima que é oferecido pela Makunaíma Expedições sem dúvida é uma experiência inesquecível.

Pernas, olhos e mente se conectam para viver intensamente essa sensação que a pedalada traz. A natureza do caminho que leva ao Monte Roraima é simplesmente espetacular: das samambaias gigantes ao caminho do Vale dos Cristais, da beleza das incríveis formações rochosas únicas à cachoeira do instigante El Fosso.

O percurso pela região consiste em um roteiro de 3 dias e 2 noites – indicado para ciclistas mais experientes, já que existem trechos de subidas e descidas mais técnicos – passando inclusive pela Gran Sabana, na Venezuela, com exuberantes formações geológicas e uma comunidade indígena única, tão peculiar quanto acolhedora, como os Pémons.

Paisagens bucólicas no Vale Europeu

Ativa Rafting -IMG_4026

O Vale Europeu já é um roteiro bem conhecido no Brasil. Mas isso não impede que seja sempre lembrado, já que é um dos
principais do país e o primeiro a ser planejado e organizado para o cicloturismo. A região que leva este nome por cortar cidades colonizadas por imigrantes italianos e alemães se destaca pelos atrativos turísticos, como cachoeiras, arquitetura colonial e muitos atrativos naturais.

Com a Ativa Rafting é possível curtir e explorar a região num roteiro de cicloturismo de 7 dias, sendo indicado para ciclistas mais experientes. As paisagens bucólicas, pequenas cidades e vilas bem cuidadas, casas sem muros e com muitas flores mostram a forte influência europeia no Vale.

 

Viu só? Curtiu as dicas? No cicloturismo, cada pedalada vira uma história. E muitas histórias são possíveis de se viver e se contar quando estamos em meio à natureza. A grande sacada do cicloturismo é permitir conhecer lugares de maneiras não tão usuais.

A experiência do uso da bicicleta para conhecer lugares parece abrir mais portas, aproximar o visitante da comunidade. A receptividade parece maior e a experiência, mais encantadora. E, então, que tal pedalar e contar a sua própria história?