Você conhece o turismo off road, ou fora de estrada? Se nunca praticou essa atividade saiba que, às vezes, somente ela permite que você conheça e desbrave lugares, no Brasil e no mundo. Então, se você aprecia a sensação de descobrir novas paisagens e curte uma aventura de verdade, entenda um pouco como funciona e onde você pode praticá-lo em segurança.
É uma verdadeira aventura
O Brasil reserva diversas paisagens de tirar o fôlego, dignas de fotografia e que, muitas vezes, possuem certa dificuldade de logística para chegar. Podemos citar aqui o Pantanal mato-grossense, Chapada dos Guimarães, a de Diamantina, o Jalapão, e por aí vai. Lugares não faltam, você sabe, para se aventurar e ter uma experiência deliciosa. A emoção embarca junto com você no turismo off road, dentro de um veículo 4×4.
Acontece que esses lugares citados e muitos outros possuem um acesso restrito. Mas são exatamente nesses lugares inacessíveis e remotos que se reservam as melhores experiências.
Sensação de desbravamento = emoção ao descobrir o desconhecido
Explorar lugares – no sentido de observar e descobrir, sempre com responsabilidade – que poucas pessoas conhecem é uma sensação única e bem diferente. O destino final é a recompensa, mas a estrada e o caminho até lá fazem a experiência ficar mais gostosa ainda. E é no turismo off road, a bordo de um veículo 4×4, que você consegue isso.
Imagine só adentrar o Pantanal em uma expedição fotográfica. O caminho até avistar a onça pintada ou flagrar um tamanduá, ou então um jacaré e a nossa diversidade de aves será longo e tortuoso. Para observar certas espécies de aves e mamíferos é preciso ir a lugares remotos que só um 4×4 pode chegar.
Assim acontece em tantos outros lugares mais inóspitos em nosso país, cheio de estradas de terra, lama. Mas é assim mesmo que funciona o turismo off road, é uma verdadeira aventura.
E a recompensa de estar em meio à natureza, observar de perto os animais selvagens é imensa! O coração palpita, os olhos brilham, as máquinas fotográficas dão o clique e aquilo fica na memória para sempre.
Imprevistos acontecem, mas fazem parte de qualquer aventura
Sim, se dissermos que uma viagem no turismo off road sempre acontecerá sem nenhum tipo de “perrengue”, estaremos mentindo. Qualquer viagem que fazemos envolve certos riscos e contratempos. Se você começar a pensar agora, deverá se lembrar daquela viagem à praia dificultada pelo pneu furado, por exemplo.
Nas viagens de ecoturismo e de aventura não é diferente. Quando vamos conhecer algum lugar para praticar alguma atividade ou realizar um trekking, por exemplo até uma das Chapadas do Brasil ou até no Altiplano boliviano a aventura começa dentro do 4×4. Estradas de terra aos montes, subidas, descidas, lama, chuva fazem com que a viagem se torne uma aventura. Mas isso faz parte do roteiro. Por isso é preciso estar preparado quando praticar o turismo fora de estrada.
A melhor forma de correr menos riscos e ter mais segurança é contratando uma equipe especializada. Uma empresa que atue conforme as normas de segurança estabelecidas pela ABNT, que possua uma equipe preparada para te receber e proporcionar uma experiência positiva, sempre com foco na sua segurança e diversão, é claro.
Ao escolher por um associado ABETA, você tem a garantia de estar com pessoas preparadas para os imprevistos durante a estrada, como um pneu furado, a necessidade de um reboque e, acima de tudo, que conheça o veículo 4×4 e os caminhos que devem ser seguidos até chegar ao destino que você quer.
Conhecer o Brasil e o mundo por meio do turismo off road, a bordo de um veículo 4×4, com certeza é uma das melhores formas de ter acesso ao que é intrínseco, natural, preservado das várias regiões do país. Essas características são de grande valor e ter acesso a elas é realmente um privilégio, pode apostar!
Experimente a sensação de liberdade, aventura e descobrimento constantes. Acesse aqui e conheça os associados ABETA que oferecem atividades de ecoturismo e turismo de aventura em destinos menos acessíveis, que precisam de um off road, e boa viagem.