Um ano atípico, cheio de desafios pelos quais ninguém imaginou passar. Ao mesmo tempo, um ano de muito aprendizado, que nos mostrou o valor e a importância da união em prol do desenvolvimento do turismo no Brasil. Foi assim o 2020 para a ABETA, que em meio a uma pandemia e diversos obstáculos, colaborou mais uma vez com algumas das principais ações no segmento, principalmente voltadas ao ecoturismo e turismo de natureza.

“Esta pandemia foi um golpe duro e inesperado pra todos nós. Ainda mais no turismo, primeiro setor a sofrer fortes impactos, que tornou o papel da ABETA ainda mais significativo em meio a tantas ações que colaboramos, considerando esse cenário de incertezas e dificuldades. O balanço que fazemos é positivo: conseguimos perceber novamente como nosso segmento é unido, com alto poder de adaptação e resiliência”, comenta a presidente da associação, Teriana Selbach.

Ao longo de 2020, a ABETA se colocou como uma das protagonistas em diversas campanhas, ações e eventos voltados à conscientização, capacitação, promoção da cultura da vida ao ar livre em segurança e desenvolvimento do turismo no Brasil em meio à pandemia da Covid-19.

Sempre pautada por segurança, cooperativismo e associativismo, se juntou a outras entidades parceiras, reforçando laços e estabelecendo novas conexões. Tudo para colaborar com o ecoturismo, turismo de aventura – e o turismo no Brasil como um todo.

Agora, confira as principais ações da ABETA em 2020:

ABETA Summit Virtual 2020

O principal encontro da vida ao ar livre aconteceu de uma forma inédita, diferente, mas não menos inspiradora e transformadora. Por conta das restrições impostas pela pandemia, foi realizado via transmissão pelo YouTube, entre os dias 16 e 18 de outubro, gratuito.

“Em meio a tantas dificuldades e incertezas, conseguimos realizar o tão esperado ABETA Summit, que seria realizado na Chapada dos Veadeiros-GO. Por conta da pandemia, tivemos que mudar o cronograma. E o resultado foi surpreendente, tanto para o trade como para turistas, alcançamos um público maior em um formato que agradou a todos, com muito conteúdo inspirador”, comemora Teriana.

Com o tema “(Re) Descobrindo o Brasil”, a ABETA apostou na conexão entre os atores do segmento para promover capacitação, reflexão e conhecimento. Através do evento virtual, pôde levar dicas e conteúdo para turistas que desejam conhecer mais o potencial da vida ao ar livre e do ecoturismo no país.

Criação do Manual de Boas Práticas Sanitárias

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras dúvidas em praticamente todos os setores, principalmente o de prestação de serviços. No turismo não foi diferente. Afinal, como lidar com um inimigo invisível de forma segura, sem se expor aos riscos de contágio?

Como representante do ecoturismo e turismo de aventura no Brasil, a ABETA compreendeu que também era papel gerar conteúdo para que o segmento pudesse, de forma segura, oferecer as atividades de aventura na natureza – inclusive indicadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como importantes para a saúde, desde que, sempre vale ressaltar, respeite-se os protocolos de biossegurança.

Assim surgiu o Manual de Boas Práticas Sanitárias, que já contou com 2 atualizações desde a criação. Também feito na base da co-criação, ele foi totalmente baseado nos protocolos dos principais órgãos de saúde mundiais, além de especialistas desta área, operadores de turismo e consultores de normas técnicas de segurança. E se tornou um documento base para negócios de turismo operarem com a segurança sanitária necessária.

“Sentimos que a ABETA precisava entregar algo concreto para o segmento, uma orientação oficial, como é da nossa natureza desde o início. Abrimos os grupos de trabalho e produzimos um documento com protocolos e procedimentos aplicáveis à realidade dos negócios de turismo no Brasil. Um manual bem prático, que desse suporte a uma retomada consciente e de forma segura”, explica Teriana.

Conexão ABETA

Com um cenário de pandemia, a ABETA sentiu uma carência no segmento de, novamente, reunir e congregar as pessoas. Por isso surgiu o #ConexãoABETA, um projeto semanal de reuniões virtuais, que reuniu e conectou centenas de pessoas de todo o trade de turismo no Brasil, associados ou não.

Com 27 edições ao todo, a cada semana a equipe ABETA recebia especialistas das mais variadas áreas do turismo, além de parceiros, para debater assuntos pertinentes ao setor. A cada dia, um tema e convidados especiais, palestrantes voluntários que colaboraram com a troca de conhecimento, gerando conteúdo e conexões humanas.

Trilha do Conhecimento ABETA

Observando a carência de capacitação profissional no turismo, a ABETA trouxe de volta o seu programa de qualificação. De uma forma diferente, já que não era possível promover cursos e eventos presenciais, a solução foi realizar cursos online de capacitação.

Assim foi criada a Trilha do Conhecimento ABETA, que promoveu 3 cursos voltados a profissionais do trade turístico, em diferentes módulos e com temas pertinentes ao setor.

De acordo com a presidente Teriana, “os cursos atenderam a uma demanda do segmento, com conteúdos bem interessantes, aplicáveis a cada realidade. Foi um sucesso, conseguimos engajar os profissionais na busca pela capacitação e aprimoramento de produtos turísticos”.

Campanha Natureza Me Espera

Com os principais órgãos de saúde oficializando um estado de pandemia ao redor do mundo, e com o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no Brasil, a ABETA lançou a Campanha Natureza Me Espera. Co-criada com diversos associados distribuídos pelo Brasil, de forma virtual pudemos nos aproximar, ainda que distantes fisicamente, fortalecendo a cultura da vida ao ar livre.

Mais do que nunca, agências, empresas e operadores e operadoras de turismo compreenderam a necessidade de se comunicar e dialogar com seu público.

“Nós confirmamos nossa teoria de que os destinos de natureza seriam e ainda serão os mais procurados e recomendados para a retomada do turismo no Brasil. A campanha foi muito bem elaborada e um sucesso, com bom poder de alcance e engajamento de associados, e também não associados, que acreditaram na proposta de unir o segmento em uma só voz”, comenta Teriana.

Contribuição para a Pesquisa sobre o Cenário do Turismo de Natureza no Brasil

Em parceria com outras entidades, a ABETA também contribuiu para algumas pesquisas relacionadas ao segmento do turismo no Brasil. Uma das principais foi a Pesquisa Sobre o Cenário do Turismo de Natureza no Brasil. Junto com o Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (Planett/UFRJ), a pesquisa serviu para colocar uma lupa no segmento do turismo, compreender as dificuldades nos diferentes níveis de empresas, ofertas, produtos, demandas e perfis das empresas atuantes no turismo de natureza no país.

“Foi um ano de pesquisas importantes, reforçando a importância de firmar parcerias com o meio acadêmico, algo que consolidamos neste período”, destaca Teriana.

Manifesto em Prol das UCs

É incontestável o papel das reservas naturais na manutenção da biodiversidade, amortização dos efeitos climáticos e promoção de desenvolvimento sustentável. Por isso é dever da ABETA também reafirmar os compromissos com a agenda da preservação ambiental e da manutenção do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Sempre na base do diálogo e construção coletiva.

Neste sentido foi criado o Manifesto em Prol das Unidades de Conservação, para que a entidade pudesse se posicionar quanto a importância destas, ainda mais num cenário que aponta para a regionalização e experiências ao ar livre após a pandemia.

Movimento Supera Turismo e colaboração para o Guia do Viajante Responsável e

A ABETA se juntou a outras 27 entidades setoriais do turismo brasileiro para promover o Movimento Supera Turismo. Fruto da união e participação ativa dessas principais associações, colaboramos com a criação do Guia do Viajante Responsável, que buscou orientar turistas sobre como se preparar para uma viagem, com as devidas recomendações, precauções e, acima de tudo, com conscientização.

“Este é mais um exemplo de como é importante a união do turismo no Brasil. Reforçamos laços e criamos novas parcerias, todos em prol de um mesmo objetivo. As necessidades eram basicamente as mesmas em todos os setores, principalmente com a falta de recursos e políticas públicas voltadas ao setor, precisávamos nos unir como nunca”, destaca Teriana.

Frente Parlamentar Ambientalista

A ABETA foi convidada a participar de um debate muito importante na Frente Parlamentar Ambientalista, para discutir sobre a economia verde e modelos sustentáveis de desenvolvimento socioambiental para o país.

“Todo espaço que a gente recebe para colocar nossa visão e compartilhar nossos valores e objetivos para a sociedade é importantíssimo. É uma forma de dialogarmos e dar voz ao nosso segmento, estando perto de outras esferas políticas”, comenta Teriana.

Caravana ABETA

Projeto idealizado há alguns anos, a Caravana ABETA aconteceu após o ABETA Summit, com a equipe diretiva saindo de São Paulo com direção ao sul do país, visitando destinos turísticos e associados pelo caminho. Tudo com cobertura diária pelo Instagram da associação.

O projeto, ainda que realizado de forma enxuta, pensando na segurança de todos, cumpriu o objetivo de promover o Brasil da vida ao ar livre e estar perto de associados, compreender de perto a realidade de diversos negócios e destinos com potencial turístico.

 

Como foi possível perceber, mesmo em um ano repleto de desafios, a ABETA trabalhou muito em prol do turismo no Brasil. Reforçou laços, promoveu o associativismo e teve resiliência para se adaptar a um cenário de incertezas.

Agora, para o próximo ano, a esperança é continuar esse trabalho, de norte a sul do país, com ética, empatia, segurança e responsabilidade. Na busca de tornar o ecoturismo e o turismo de aventura ainda mais profissionais e fortalecidos.

Seguimos juntos!