Sensação de liberdade, contato direto com a natureza e a vida ao ar livre sendo vivida como deve ser: com adrenalina e segurança. Não por acaso, a tirolesa e o rapel são duas atividades que caíram no gosto do brasileiro que gosta de praticar turismo de natureza.

Repleto de montanhas e vales, o Sul do Brasil é uma das regiões mais apropriadas para quem quer experimentar as sensações únicas de voar. Por isso, separamos algumas opções para quem está montando um roteiro de aventura. Confira:

Serra do Rio do Rastro-SC – tirolesa

No Sul do estado de Santa Catarina fica um dos mais belos cartões postais do país – e como se não bastasse, uma tirolesa inesquecível para quem já fez. São dois percursos, que totalizam 350m, em um voo sobre as águas do rio Baú, na cidade de Bom Jardim da Serra.

rapel-tirolesa-Mesmo próxima ao centro da cidade, a tirolesa fica em um lugar de muita beleza natural (e as fotos não nos deixam mentir, né?). Dica um: antes de saltar, aprecie a linda vista a mais de 15m de altura. Dica dois: depois da tirolesa, a gente recomenda fortemente um típico café serrano, com rosca de coalhada, queijo, bolos e geleias.

Quem opera esta tirolesa, indicada para adultos e crianças, é a Tribo da Serra. Ela fica a 220km de Florianópolis e a 340km de Porto Alegre, aproximadamente. O passeio começa antes mesmo da chegada, passando pela incrível estrada da Serra do Rio do Rastro.

 

Serra Gaúcha-RS – rapel e tirolesa

Região conhecidíssima pela gastronomia, pelos vinhos e pelo Festival de Inverno, a Serra Gaúcha é também um excelente ponto para a prática de turismo de aventura. Na cidade de Canela, a pouco mais de 70km de Caxias do Sul, estão um rapel e uma tirolesa que deveriam ser obrigatórios para os amantes da natureza.
Quem leva é a Atitude Ecologia & Turismo. Primeiro, o rapel, que conta com duas opções, ambas com fácil acesso: a torre de rapel e o rapel na plataforma. A torre é uma eletrizante descida de 15m de altura, em que o turista pode conhecer algumas técnicas utilizadas por montanhistas do mundo inteiro (e que pode ser praticada por crianças a partir de 6 anos).

Já o rapel na plataforma conta com uma vista incrível para o Vale do Rio das Antas e para a Cascata Vô Ernesto. E, ainda por cima, com a vista para os praticantes da tirolesa!

Para aproveitar também a tirolesa, são três opções: uma com 190m de extensão e 50m de altura; outra com 110m de extensão e 40m de altura e a maior do Rio Grande do Sul, com 600m de extensão e 80m de altura. E uma vista absolutamente deslumbrante!

 

rapel-tirolesa-atitude
Foto: Dani Villar

Vale do Paranhana-RS – rapel e tirolesa

A cidade de Três Coroas (palco do ABETA Summit 2016) também é local obrigatório para quem quer praticar rapel e tirolesa no Sul do Brasil. No Brasil Raft Park, todo turista que procura momentos divertidos e inspiradores em meio à natureza terá sucesso garantido
.

Com uma paisagem incrível na encosta da Serra Gaúcha, a tirolesa acontece fazendo a travessia do Vale da Canastra. A uma distância de 30m do chão e 200m atravessando o Vale, é uma atividade que proporciona a real sensação de sobrevoar a região.

O rapel acontece no meio da Mata Atlântica, também com outro visual deslumbrante do Vale da Canastra. Descendo uma parede rochosa natural de aproximadamente 30m, o turista terá emoção e adrenalina na medida certa.

 

Atenção

 

Como toda atividade ao ar livre, a prática de rapel e tirolesa também pode envolver riscos, especialmente se forem feitos sem preencher os requisitos de segurança e conhecimento necessários. Por isso, indicamos apenas atividades em locais que possuem equipamentos de segurança e monitores especializados. Tudo para que você, sua família e seus amigos curtam a vida ao ar livre em segurança.