Com grande renovação e mirando os próximos desafios dentro do segmento, a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) elegeu novo presidente e nova diretoria para os próximos dois anos.
Veja as expectativas e conheça a seguir os novos representantes da associação que promove o turismo de natureza no Brasil.
“A sensação é de muita felicidade! A partir de 4 de abril a ABETA passou a contar com uma nova diretoria que irá trabalhar para dar continuidade ao trabalho realizado até aqui pelos nossos antecessores. Me sinto animado e motivado em poder trabalhar com essa equipe de excelência e contribuir ainda mais para o turismo de natureza no Brasil”, afirma o novo presidente da ABETA, Vinícius Viegas, que atua há mais de 15 anos no setor.
Ele substitui Teriana Selbach, que assumiu a presidência da ABETA em 2017, sendo reeleita em 2019 para outro mandato. Com ela como presidente, a associação participou de diversas ações e iniciativas em prol do turismo no Brasil, reforçando laços e se aproximando tanto da área acadêmica quanto de gestores públicos. A ABETA continuou seu trabalho de consolidação e capacitação mesmo num momento difícil como a pandemia de covid-19.
“Desejo a este time muita sabedoria, empatia e resiliência neste novo desafio. E gostaria de agradecer aos 4 anos que estive na presidência, pela confiança depositada e toda colaboração dos profissionais e amigos que fazem parte desta rede da vida ao ar livre, que compartilha o mesmo sonho”, comenta Teriana.
Novas pessoas e novos desafios pela frente
A chapa inscrita foi aprovada por aclamação pelos associados e, com isso, Vinícius Viegas foi eleito para a presidência da associação, enquanto Pollyana Pugas foi a escolhida para assumir a vice-presidência da ABETA.
Além disso, foram eleitos 3 membros do conselho fiscal, e 5 pessoas para os cargos de Diretoria de Capacitação e Sustentabilidade, Diretoria Técnica, de Mercados, de Comunicação e de Relações Institucionais (todas elas estão citadas logo abaixo).
Em um momento delicado para toda a sociedade, por conta da pandemia, o cenário se apresenta cheio de desafios para a nova diretoria. Ao mesmo tempo, é assim que surgem as oportunidades. Com um perfil renovado, Vinícius fala sobre a equipe formada e projeta os próximos dois anos dentro do segmento.
“A renovação é importantíssima pra manter a ABETA viva e presente no segmento. E temos um poder muito grande de agregar forças em prol de um objetivo em comum. Temos um time de diretores que são novos no contato com a Associação. Mas a gente conta também com um grande grupo de pessoas que estiveram ocupando cargos de liderança na ABETA, e elas continuam sendo nossos pilares e nosso apoio em tudo o que fazemos”, comenta.
Para o novo presidente da ABETA, a expectativa é de muita entrega e muito empenho. “Estamos cientes de que, apesar das dificuldades impostas, tudo isso vai passar. E a gente tem no turismo de natureza um poderoso remédio para toda humanidade. Acreditamos que o próprio trade de turismo vai passar a olhar o nosso segmento de uma outra forma, e a ABETA já vem na vanguarda disso há muitos anos. Então, nosso grande papel nesse momento será continuar promovendo a cultura da vida ao ar livre no Brasil, de forma segura e responsável.”
Conheça a nova diretoria ABETA para o biênio de 2021-2023
Mais uma vez, o associativismo se mostra fundamental para os rumos do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil, com uma rede de especialistas em cada cargo:
- Presidente: Vinicius Viegas Banjo (Nattrip Agência de Turismo – RJ)
- Vice-presidente: Polly Pugas (Vonát Consultoria e Treinamentos – DF)
- Diretora de Capacitação e Sustentabilidade: Thaynara Siqueira (Mantiqueira Ecoturismo – MG)
- Diretora de Comunicação: Luiza Coelho (Grupo Rio da Prata – MS)
- Diretor de Mercados: Vinicius Martins (MSV Adventure – SP)
- Diretor de Relações Internacionais: Jaime Prado (Parque Karawá tã-PE)
- Diretor Técnico: Edrei Ascencio (Eco Aventuras Turismo – RS)
Representada por associados e associadas ABETA de várias partes do país, a nova diretoria espelha a nossa diversidade de sotaques e aptidões, reforçando nossa capacidade de compreender e atuar de acordo com o papel e objetivo de cada diretoria. Além disso, cada uma delas assume seu cargo de forma voluntária, como sempre foi desde a fundação da associação.
A ABETA se renova, agregando novas lideranças dentro do segmento que podem e vão colaborar com as ações dentro do setor nos próximos anos. Com olhos no futuro e pés no presente, mas sempre apoiada na força do coletivo, que está na própria essência da associação.
A nova diretoria já está firme em reuniões alinhando o seu Plano de Trabalho, para que os próximos anos tragam muito desenvolvimento ao ecoturismo e turismo de aventura brasileiros, neste momento de retomada.