Entre os dias 2 e 5 de dezembro a equipe da ABETA aterrissa no sertão nordestino, às margens do Rio São Francisco, para uma missão muito importante: levar conteúdo para promover a capacitação profissional de agentes e profissionais do turismo de natureza. O evento que mobilizou o trade local acontecerá num ponto de convergência de três estados brasileiros, Alagoas, Bahia e Sergipe, e será um marco para região.

Através de uma programação bem plural e diversificada, o evento vai jogar luz numa região que é riquíssima, mas ainda possui o “sol e praia” como cultura do turismo, para co-criar novas soluções aos protagonistas.

Considerado multitemático, o encontro visa gerar novas oportunidades de negócios, otimizando a gestão deles e promover os destinos envolvidos, levando a capacitação profissional ao trade. Por ter nesse tripé alguns dos objetivos da ABETA, que é fortalecer o segmento da vida ao ar livre no Brasil, o Conecta privilegia as oficinas de capacitação técnica, palestras inspiradoras e atividades culturais e de aventura.

Veja como foi o ABETA Conecta em Carrancas-MG:

Os temas tratados podem variar, mas estão dentro destes tópicos:

– Associativismo

– Tendências de consumo em Turismo de Natureza

– Oficina de Marketing Digital

– Oficina em Gestão de Riscos e Normas Técnicas

– Desenvolvimento de Produtos

“Fico muito feliz em ver a ABETA chegar ao nordeste e no sertão, com o Velho Chico integrando a cadeia do turismo local. Tenho certeza que vai nos inspirar e abrir um horizonte de ideias muito grande aos gestores e profissionais de turismo locais. Estou bem empolgado porque a ABETA foi um divisor de águas no meu negócio e na minha vida profissional. Sem a ela seria muito mais difícil, pois estou numa região que não tem o histórico e cultura do ecoturismo”, disse Robério Goes, da Farol da Foz Ecoturismo, empresa associada à ABETA.

Integrar os atores da cadeia turística da região também é uma das principais metas do evento. Afinal, é através desta conexão, aliada à capacitação profissional em turismo de natureza, que é possível exercer todas as potencialidades de uma cidade ou região, como o sertão nordestino: ampliando o networking, aprimorando os produtos e trabalhando com força na promoção do destino anfitrião do Abeta Conecta.

“Acredito que a ABETA vais nos oferecer muito mais embasamento e conhecimento sobre o segmento de turismo de natureza e despertar nos empresários o interesse em atuar nesse setor. Com isso vamos poder desenvolver a região, que ainda carece de informações técnicas e capacidade de gestão”, explica Janaína Melo, proprietária da Candeeiros Ecotur e membra da Rede Empresarial Caminhos do São Francisco.

Quem participou, aprovou

“Em 2019 eu participei de quatro cursos e eventos com foco em turismo. Sem dúvida a forma e qualidade com que o Abeta Conecta abordou o conteúdo foi a melhor de todas. Trouxemos um evento altamente qualificado para a cidade, e todos que trabalham com turismo na cidade só têm a lucrar com isso”, comentou Saulo Salomão, diretor de relações públicas da Acetur (Associação Carranquense dos Empreendedores de Turismo), que participou do ABETA Conecta em Carrancas-MG.

Indicado para profissionais do turismo, experientes ou não, gestores de negócios, donos de pousadas, guias e donos de restaurantes, por exemplo, o ABETA Conecta, como o nome sugere, busca integrar, capacitar e conectar o trade em prol de um bem maior: a profissionalização das operações turísticas.

“Sinceramente, eu não imaginava que em uma cidade tão pequenininha como Carrancas a gente pudesse ter um treinamento dessa magnitude. Pra mim, foi como estar em um curso acadêmico. Pude perceber que os profissionais que a Abeta trouxe, além da bagagem e conhecimento, têm muita vontade de passar adiante esse conteúdo”, lembrou Thales Turco, sócio de uma pousada em Carrancas.

Como surgiu o ABETA Conecta Sertão

Foi a partir dos anseios da iniciativa privada que atua na região do sertão que chegou esta demanda à equipe da ABETA. Grupos de empresários ligados ao turismo e serviços, além de associações de turismo, como a Associação Empresarial Caminhos do São Francisco, chegaram até a ABETA, mostrando já uma grande integração na busca por capacitação e otimização dos serviços prestados na região.

“Foi interessante ver essa movimentação e mobilização da iniciativa privada. É o primeiro Conecta que fazemos neste modelo, já que este grupo de empresários que entendeu as necessidades que tinham, se reuniram e custearam a operação. Isso mostra a força e poder que tem o associativismo e por isso a expectativa do evento já é enorme”, comenta o diretor-executivo da ABETA Luiz Del Vigna.

Com a realização de mais um Conecta, a ABETA segue firme na missão levar capacitação profissional ao segmento e de colocar o Brasil como referência mundial no ecoturismo e turismo e aventura. Dessa forma, também finca sua bandeira novamente no Nordeste, mostrando ao trade que associação segue atuante, com novos produtos na prateleira, com representatividade e interlocução no Governo Federal para defender os interesses do segmento.

“Acho que a realização do Conecta já é uma conquista, pois, após de muitas conversas conseguimos tirar o projeto do papel. E isso só aconteceu após a mobilização de nós empresários, que percebemos que temos que trabalhar em parceria, de forma integrada e valorizando os pequenos empreendedores e a comunidade local, assim como nossa cultura”, projeta Janaína.

A abertura do evento acontece no dia 2 de dezembro, às margens do Rio São Francisco, no auditório São Miguel, que fica na cidade de Piranhas. Já o encerramento acontece no dia 5, numa Unidade de Conservação à beira do Velho Chico. Para participar e fazer a inscrição, é preciso enviar um e-mail para [email protected] aos cuidados de Janaina Melo ou Sônia Jacqueline Rodrigues.

Informações de credenciamento:

Centro Cultural Miguel Arcanjo de Medeiros

Esplanada do Recinto s/n – Piranhas-AL

[email protected]

Aos cuidados de Janaina Melo ou Sônia Jacqueline Rodrigues