Conheça melhor o balonismo
Atividade aérea feita em um balão de material anti-inflamável aquecido com chamas de gás propano, que depende de um piloto. A altura ideal para se voar é de 330m, mas pode-se chegar até 16 mil metros. O controle da descida e subida é feito pelo balonista (piloto), que controla local de decolagem e pouso e utiliza os ventos para se deslocar.
Paciência e mente aberta são passageiras muito bem-vindas num voo de balão. Como quem define o trajeto são os ventos, nunca se sabe exatamente para onde o balão vai. E esta é a graça: subir devagarinho, voar ao sabor do vento e deixar-se surpreender pelo cenário. No balonismo, cada voo revela uma paisagem diferente. Tudo se faz com muita tranquilidade, para dar tempo de contemplar o mundo em que você vive de uma maneira inteiramente nova.
A história do balonismo começou no Brasil em 1709, pelas mãos do padre Bartolomeu de Gusmão, um dos pioneiros a projetar essa “máquina de voar”. Porém, seu desenvolvimento aconteceu mesmo na França, com o primeiro voo de balão tripulado no final do século 18. Hoje, além de passeios de balão, o Brasil sedia muitos eventos que reúnem os adeptos da atividade, como festivais e competições.
Dicas para Turistas
- Procure sempre saber da qualificação de quem está operando
Dicas para Empresários
- Importante conhecer a fundo a competência dos pilotos de balonismo.
- Obter as licenças necessárias junto à ANAC.
- Para esta e qualquer outra atividade de turismo de aventura é necessário dispor de um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) implementado em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR ISO 21101:2014. Requisito previsto na Lei Geral do Turismo e em seu Decreto de Regulamentação.
- Gestão de Crise: Situação de estresse em caso de incidente ou acidente. Saber lidar com este tipo de situação faz parte da bagagem essencial do empresário de ecoturismo e turismo de aventura.
- Equipe de Condutores deve ser também qualificada em conformidade com a Norma Técnica de Competências Mínimas do Condutor (CMC). Altamente recomendável que todos possuam treinamento em Primeiros Socorros.
Principais riscos:
O principal risco da atividade é ser conduzido por condutor inexperiente. Procure sempre saber da qualificação de quem está operando.
Normas técnicas referentes:
Não há normas específicas da ABNT para o balonismo. A atividade é regida pelas normas de voo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Normas Transversais
ABNT NBR 21102:2021 – Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal
ABNT NBR ISO 21103:2014 – Turismo de Aventura – Informações à participantes
ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de aventura — Sistemas de gestão da segurança — Requisitos
ABNT NBR 15500:2014 – Turismo de Aventura – Terminologia
Associados que oferecem essa atividade:
•
- SC
•
- SC
•
- SC
•
- SC
•
- MT
•
- SP
•
- SP
•
- RS
ABETA
Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Contato
- Rua Minerva, 156 - Perdizes - São Paulo - SP
- (11) 99175-5937
- [email protected]
Institucional
Copyright © 2016 - 2024 • ABETA • Desenvolvido por Koala Digital