Por Fernando Angeoletto, diretor de comunicação da ABETA
É fato conhecido que o Brasil é um nanico quando o assunto é turismo. Ainda que no ranking de recursos naturais ocupemos a primeira posição no mundo, além da oitava colocação no quesito de recursos culturais, seguimos desde 1998 praticamente estáveis na modesta marca de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Como mudar isso? A Abeta acredita vivamente em fazer a nossa parte para mudar o futuro do turismo através de parcerias – e é por isso que nasceu o Abeta Conecta.
Para a melhoria de receptivos e qualificação pessoal, entendemos que a aliança com a sociedade civil organizada é a saída para a melhoria de destinos turísticos. Como o nome sugere, o Abeta Conecta é um método para articular os atores de um determinado território através de palestras, oficinas e vivências ao ar livre. No início de dezembro de 2019 realizamos a terceira edição do evento, na região do Sertão do São Francisco – mais precisamente nas cidades de Piranhas-AL, Canindé do São Francisco-SE e Olho D’Água do Casado-AL.
Todas elas integram o circuito Caminhos do São Francisco, que vai da foz do rio, em Piaçabuçu-AL, até o município de Paulo Afonso-BA, integrando mar, sertão e o complexo de lagos para geração de energia elétrica que formam ambientes tão deslumbrantes como os Cânions do Xingó.
O Abeta Conecta Sertão
Com carga horária de 28 horas, o evento teve mais de 40 participantes representando não somente o trade local (entre meios de hospedagem, operadores e receptivos) como assentados do INCRA e trabalhadores da limpeza urbana que buscavam qualificação e oportunidades.
Logo após a cerimônia de abertura, embalada por clássicos da música brasileira aos encargos da Orquestra Filarmônica de Piranhas, a palestra de boas vindas “Viajar Transforma o Brasil” foi proferida por Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta.
Mostrando que o segmento, embora tímido, movimenta mais recursos que a indústria têxtil, Luizão aponta um enorme potencial a ser explorado para o futuro do turismo: “temos não somente 8 mil km de praias, como um território de 8,5 milhões de km² com enorme diversidade de paisagens”, disse ele em referência às estratégias de divulgação do país que geralmente priorizam apenas o litoral.
Associar para enfrentar os desafios
O tema de associativismo, uma das principais bandeiras da Abeta, abriu os trabalhos do segundo dia de Conecta. À mesa, representantes de empreendimentos consolidados e de outros que acabam de nascer narraram suas experiências com a associação. Jaime Prado, proprietário do Parque de Aventuras Karawã-Ta, inaugurado em junho deste ano em Gravatá-PE, relatou que toda a concepção do seu negócio foi inspirada pela relação que construiu com a Abeta.
“Frequento o Summit desde 2015. Do projeto à execução do parque, passando pela gestão da segurança e até mesmo modelos de uniformes para os colaboradores, foi tudo com base nos conhecimentos adquiridos na associação. Passei a ter amigos e orientadores”, relata.
SAIBA MAIS SOBRE O ABETA CONECTA
Já o empresário Robério Góes, da operadora Farol da Foz sediada em Piaçabuçu-AL, reforçou aos presentes a importância do evento em curso: “Há 15 anos, quando comecei, tive que ir a São Paulo para beber na fonte da Abeta. É uma honra hoje que eles estejam aqui conosco”, narra ele.
Para abordar o tema da Hospitalidade, Luizão retornou ao palco do Conecta. Iniciou revelando a etimologia da palavra – que vem do grego Hospitalitas, cuidar das pessoas de fora.
Priorizando segurança para o futuro do turismo
Depois de fazer brilhar os olhos com o mar de oportunidades, o Abeta Conecta trouxe ao público o grau de responsabilidade exigido dos operadores em suas práticas de turismo de natureza. A oficina de Sistemas de Gestão de Segurança foi ministrada por nossa diretora técnica Pollyana Pugas, que tem rodado o país prestando consultoria sobre a temática a diversos empreendimentos.
A respeito do tema, fundamental para o presente e para o futuro do turismo, alguns números são por si só eloquentes: o ano de 2018 registrou 778 acidentes em atividades turísticas; destes, 401 foram fatais. Para efeito de comparação, o número de vítimas é maior do que nos dois acidentes com aeronaves Boeing 737 Max que impactaram a opinião pública no mesmo período. Pollyana atenta para o conhecimento da legislação e aplicação das normas que regem o segmento para minimizar os riscos, que vão sempre existir mas podem ser blindados pelos controles.
A parte teórica do evento foi concluída com a oficina de Marketing Digital, ministrada por Vinícius Viegas, vice-presidente da Abeta, e o assessor de comunicação Carlos Ghiraldelli, da Seppia Conteúdo. Lembrando que durante uma jornada de compra o internauta passa por várias fases, do interesse pelo destino turístico à pesquisa pelas empresas qualificadas, a oficina lembra que conteúdos específicos em meios adequados (redes sociais, blogs, plataformas de venda online) devem ser ofertados aos interessados para a conversão em vendas.
Para inspirar as postagens comerciais os consultores apresentaram o atual conceito de Marketing, batizado de 5.0, em que aspectos emocionais dos consumidores, além do engajamento em responsabilidades sociais e ambientais, devem ser considerados. A dupla ainda apresentou os métodos para elaborar e implementar um cronograma de postagens, fundamental para a rotina de divulgação do produto turístico.
“Todos os dias eu viajei mais de 100 km para participar do evento. A experiência com o Abeta Conecta foi transformadora e inovadora. Nunca tive contato com pessoas tão profissionais quanto essas que nos deram o curso”, disse Rogério Damião, da Coral Caatinga Ecoturismo em Paulo Afonso.
A vida ao ar livre experimentada nos Cânions do Xingó
O Abeta Conecta nos Caminhos do São Francisco foi concluído com uma bela vivência ao ar livre. A atividade iniciou com a visita ao Assentamento Esperança, no município de Olho D’água do Casado. Ali, bem na passagem dos turistas a vários atrativos da região, os assentados uniram-se para fundar a agência Pegadas na Caatinga.
Enquanto buscam qualificação para a condução em trilhas, organizaram um banco de sementes de espécies ameaçadas e mantém um ponto de vendas de artesanato. Nos Cânions do Xingó, inundados pela barragem em um lago de águas azuis que chega a 120 metros de profundidade, um passeio de catamarã proporcionou um contato íntimo com as maravilhas locais. A confraternização final, marcada pela abertura às falas de todos os participantes da capacitação, aconteceu no cenário paradisíaco do Restaurante e Pousada Castanho, num ponto remoto às margens do rio São Francisco no município de Delmiro Gouveia-AL.
Para 2020, temos uma lista de destinos interessados na realização do Conecta – esperamos atender cada um deles com o mesmo empenho e dedicação.