Definição da ABNT sobre Turismo fora de estrada em 4×4: atividade de turismo que tem como elemento principal a realização de percursos em vias não convencionais com veículos automotores.

Quando o asfalto acaba é que o veículo 4×4 se enfia em busca de paisagens, atrativos naturais, povoados e concentrações de vida selvagem que os ventos da modernidade ainda não transformaram. Não tem jeito: a alguns dos lugares mais interessantes do Brasil só se chega por caminhos de terra, lama ou areia. No turismo fora-de-estrada, o nome já diz tudo: é preciso abandonar o conforto das rodovias asfaltadas para descobrir o que muita gente nem sabe que existe.

A viagem, e não apenas o destino, também importa: as condições adversas do percurso, como solavancos e atoleiros, garantem uma dose extra de emoção. Isto torna o off-road uma experiência particularmente divertida para ser vivida em grupo de amigos ou em família – sem restrições de idade.

  • Contrate serviços de empresas que possuam Sistema de Gestão da Segurança (SGS) e dê preferência as que mantêm um certificado para esta atividade. Isso assegura que a empresa cumpre as normas técnicas referentes à atividade, de modo que a sua experiência seja segura e prazerosa.
  • Antes de contratar um passeio, verifique a experiência dos profissionais envolvidos na atividade e se os veículos dispõem de todos os equipamentos de segurança necessários.
  • Use sempre o cinto de segurança.
  • Mantenha as janelas fechadas em trechos dentro da mata para evitar que galhos ou animais entrem na cabine.
  • Para esta e qualquer outra atividade de turismo de aventura é necessário dispor de um Sistema de Gestão da Segurança (SGS) implementado em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR ISO 21101:2014. Requisito previsto na Lei Geral do Turismo e em seu Decreto de Regulamentação.
  • Gestão de Crise: Situação de estresse em caso de incidente ou acidente. Saber lidar com este tipo de situação faz parte da bagagem essencial do condutor.
  • Equipe de Condutores deve ser qualificada em conformidade com a Norma Técnica de Competências Mínimas do Condutor (CMC). Altamente recomendável que todos possuam treinamento em Primeiros Socorros.
  • Ao dirigir, mantenha os polegares sempre fora do raio do volante (uma batida com os pneus dianteiros em uma rocha pode fazer com que ele gire muito rápido).
  • Fique atento à trilha o tempo todo.
  • Diante de um obstáculo, pare e examine atentamente a situação antes de enfrentá-la.
  • Capacidade de comunicação do condutor é um desejável diferencial na hora de conduzir o olhar do viajante. Condutores carismáticos, com boa capacidade de comunicação e habilidosos em perceber a linguagem corporal dos outros, costumam proporcionar aos viajantes experiências mais ricas e intensas.
  • Realizar pequenos reparos mecânicos básicos em veículos. Equipamentos novos ou em bom estado de conservação, manutenção preventiva e programada e operação adequada por parte dos condutores são fundamentais para o bom funcionamento dos veículos usados no fora-de-estrada.
  • Conhecer a legislação de trânsito e as técnicas de direção defensiva.
  • Conhecer as técnicas de condução em diferentes tipos de terrenos, transpor obstáculos tais como valas e cursos d’água, conhecer a calibragem de pneus adequada a cada situação e ser prudente para evitar riscos desnecessários.
  • Saber manusear ferramentas e equipamentos gerais do veículo.

Principais riscos:

  • Os principais riscos estão relacionados à operação dos veículos. Pode-se destacar colisões com outros veículos, perda do controle sobre o veículo, cansaço excessivo do condutor (sonolência e perda de reflexos), pane ou avaria mecânica, tombamento ou capotamento, atropelamento de pessoas ou animais, indisposição do cliente ou do condutor, condições meteorológicas adversas, etc.

Normas técnicas referentes:

Normas Transversais

ABNT NBR ISO 21101:2014 – Turismo de aventura – Sistemas de gestão da segurança – Requisitos
ABNT NBR ISO 21102:2020 – Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal
ABNT NBR ISO 21103:2014 – Turismo de Aventura – Informações à participantes
ABNT NBR ISO 20611:2019 – Turismo de aventura – Boas práticas de sustentabilidade – Requisitos e recomendações
ABNT NBR 15500:2014 – Turismo de Aventura – Terminologia

Normas Específicas

ABNT NBR 15383:2006 – Turismo de Aventura – Condutores de turismo fora-de-estrada em veículos 4×4 ou bugues – Competências de pessoal
ABNT NBR 15453:2006 – Turismo de Aventura – Turismo fora-de-estrada em veículos 4×4 ou bugues – Requisitos para produto.
ABNT NBR 16707 – Turismo de aventura – Turismo com veículos quadriciclos e triciclos – Requisitos para produto

Associados que oferecem essa atividade:

Fernando de Noronha

Cuiabá

Canela

São Sebastião

Cambará do Sul

Praia Grande

Praia Grande

Piaçabuçu

Curitiba

Gonçalves

Fernando de Noronha

Fortaleza

São Félix do Tocantins

Carolina

Lima Duarte

Curitiba

Alto Paraíso

Lençóis