Podemos dizer que a ABETA entrou na adolescência. São “apenas” 12 anos de história. Mas são 12 anos muito bem vividos, com muitas realizações e feitos alcançados, mesmo com pouca idade. Muitos ainda por vir, também, com certeza. Crescendo e se desenvolvendo, junto com todos vocês que fizeram e/ou fazem parte da vida da ABETA.

Ao longo deste tempo conquistamos amigos e parceiros e muito fizemos pelo ecoturismo e turismo de aventura aqui no Brasil.

12 anos de ABETA

Separamos alguns depoimentos destes amigos/parceiros que estiveram na estrada da #VidaAoArLivre conosco. Veja o que eles disseram:

Daniel Wunderlich | Macuco Safári: “Estivemos juntos desde o ‘nascimento’ da ABETA, contribuindo com a implantação do Rafting e Rapel. A associação sempre foi um norteador para nós, como a bandeira da segurança dentro das atividades de aventura, a responsabilidade com o turista. Sempre nos deu um respaldo muito grande.

Ficamos um tempo fora da entidade, mas sempre com o desejo de voltar, pois sabemos da importância e da força da ABETA para a abertura e promoção do nosso segmento. Fazer parte da associação valoriza. Por isso estamos voltando e somos muito aficionados pela entidade. É o caminho e é onde tudo acontece no setor.”

Andre Thuronyi | Araras Lodge: “Como um dos primeiros operadores de turismo de aventura no Brasil me sinto muito feliz de fazer parte da ABETA. Porque a entidade representa um passo de maturidade para os profissionais de turismo. Além disso representa um ‘despertar’, uma revolução. Contribui muito para abrir os olhos de nós brasileiros: o prazer e a importância de estar em contato com a natureza, sempre de forma segura e sustentável.”

Alexandre Sampaio | CNC e Cetur: “A ABETA é referência internacional, principalmente no âmbito do turismo de aventura e questões de segurança, junto com o trabalho das Normas ISO e ABNT, do grupo 54, que se tornou padrão no mundo inteiro, o qual a CNC coordena.

É uma parceria importante de ser ressaltada e gostaria de saudar a ABETA por todas as realizações, e reafirmar que nossa parceria continua grande em relação a tudo isso.”

Philippe Figueiredo | Sebrae Nacional: “É uma satisfação falar sobre a ABETA. Uma entidade com papel importantíssimo no processo de ordenamento no segmento que atua no Brasil, principalmente no associativismo e qualificação dos empresários, para atender aos turistas que consomem o “produto”.

Destaco, ainda, o papel que é realizado há mais de uma década no que se diz respeito à criação de Normas para o turismo de aventura e ecoturismo. Hoje o Brasil é reconhecido mundialmente neste aspecto. É referência. Conseguimos uma Norma ISO, de Sistema de Gestão da Segurança, a principal, que rege esse segmento. E foi feita aqui, pelos empresários brasileiros e com participação ativa da ABETA e outros parceiros. Uma conquista muito grande, o que nos orgulha muito.

Ainda devo ressaltar a contribuição da entidade para o programa Aventura Segura, iniciado em 2006, que levou o tema do segmento a um nível de excelência. Mobilizou o pais inteiro em prol da organização e ordenamento do setor. Realizado em parceria com o SEBRAE, juntos desde a época, e o Ministério do Turismo, a ABETA fez a execução técnica. E tivemos resultados fantásticos! Desejo vida longa à associação, parceira fundamental para o crescimento do segmento no pais.”