Conheça os parceiros

Criado em 2006, o Programa de Parcerias ABETA conta, hoje, com organizações que participam das ações e iniciativas da ABETA em todo Brasil.

Juntos em prol do turismo brasileiro.

Logo ABAV 2012_Vetor (1)

ABAV

A ABAV foi criada em 28 de dezembro de 1953, por força da iniciativa de representantes de quinze agências de viagens. A formalização da entidade se deu no Rio de Janeiro, à época capital do país.

Hoje, a ABAV é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Sua credibilidade e força, junto a todos os elos que compõem a dinâmica cadeia produtiva do Setor, resultam de atividades intensas – empreendidas em mais de 60 anos de atuação.

Desde sua constituição, a ABAV norteou e liderou ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional; superando dogmas; vencendo desafios e consolidando avanços.

Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de pólo catalisador dos diferentes segmentos e nichos do mercado.
Porta-voz e caixa de ressonância dos interesses das agências de viagens associadas, a ABAV investe forte na mudança de mentalidade e em capacitação dos profissionais – dos dirigentes e colaboradores que representa.

Cada vez mais a ABAV exerce um papel transformador do agente que foca na ação local com visão global. Contemporaneidade é a marca registrada que o retrospecto associativo confere à entidade, distinguida por sua força de reação, no sentido da superação: do agir com firmeza de propósito e de reagir com prontidão às adversidades.

 

Site: www.abav.com.br

aaetav

AAETAV

A Associação Argentina de Ecoturismo e Turismo de Aventura, tem como missão a promoção do profissionalismo na prestação de serviços relacionados ao Ecoturismo e Turismo de Aventura e priorizar a tranquilidade, a segurança e o desenvolvimento sustentável, em cooperação com os diferentes atores envolvidos: poder público, privado e o terceiro setor. Buscando incentivar a conservação do meio ambiente, do patrimônio cultural e das comunidades locais.

 

Site: http://www.aaetav.com.ar/

abeoc

ABEOC

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC BRASIL foi fundada em 15 de janeiro de 1977. Tem por finalidade coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos, cadastradas no Ministério do Turismo, conforme Lei Geral do Turismo 11.771/08 e seu Decreto Regulamentador.

Hoje, a ABEOC BRASIL está presente e regulamentada em 12 Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo. Congrega cerca de 500 empresas associadas.

 

Site: www.abeoc.org.br

amtave

AMTAVE

A Associação Mexicana de ecoturismo e turismo de aventura, mais conhecida como Amtave é uma associação civil que surgiu no ano de 1994 diante da necessidade de contar com um órgão que representasse o segmento de Turismo de Natureza a nível nacional. Por isso um grupo de jovens empresários iniciou a tarefa de dar vida a uma associação que agruparia o turismo de natureza, fomentando a união e trazendo benefícios para o setor.

 

Site: http://www.amtave.org/

apecate

APECATE

APECATE é a associação que congrega e representa as empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos de Portugal.A sua atuação centra-se na representação de setores de relevância na Indústria Criativa e no Turismo, onde se incluem empresas que concebem, desenvolvem e realizam produtos e serviços inovadores e de grande interesse estratégico para a economia Portuguesa.

 

Site: http://www.apecate.pt/

aprecesp

APRECESP

A Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo – é uma entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.

 

Site: http://www.turpaulista.com.br/

feriasvivas

Associação Férias Vivas: Turismo e Lazer com Segurança

Criada em 2002, a ONG Férias Vivas congrega serviços de orientação, ações de mobilização e iniciativas de geração de conhecimento em prol de um mesmo ideal: a adoção de práticas seguras em atividades de turismo.

 

Site: http://www.feriasvivas.org.br

atap

ATAP

A Associação de Turismo de Aventura da Patagônia, é uma associação civil que tem como objetivo proteger e propiciar o desenvolvimento de turismo de aventura na Patagônia Argentina, gerando um espaço de participação, promovendo o crescimento de distintas atividades, estabelecendo vínculos com organizações estatais e privadas. E criando marcos de apoio e respaldo param os seus integrantes:

 

Site: www.atap.org.br

aviesp

AVIESP

Em 18 de dezembro de 1982, um grupo de 25 agentes de viagens fundava a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo. Hoje, a AVIESP cerca de 300 agências associadas e ampla representatividade em todo o Brasil, até pelo fato de ter se tornado associada congênere a Abav Nacional em 12 de Fevereiro de 2014. Desde sua fundação, a entidade ampliou substancialmente o quadro de sócios, e tem se empenhado para estar presente em lutas significativas de interesse dos agentes de viagens do interior do estado, que formam o segundo polo emissivo de turistas do País.

A AVIESP, entidade privada sem fins lucrativos, tem foco em atualização, capacitação, networking e negócios.

 

Site: www.aviesp.com.br

braztoa

BRAZTOA

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne mais de 90 empresas e é, desde 1989, uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil. Promovendo ações e parcerias que valorizem as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

 

Site: www.braztoa.com.br

belta

BELTA

A Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association – reúne as principais instituições brasileiras que trabalham nas áreas de cursos, estágios e intercâmbio no exterior.
Fundada em 1º de junho de 1992, a Belta é uma associação reconhecida tanto no Brasil como no exterior. Atualmente suas associadas representam mais de 90% do mercado de educação internacional.

 

Site: http://www.belta.org.br

abremar

CLIA ABREMAR

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – ABREMAR, foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no país. Atuante na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Associação sempre esteve comprometida na divulgação do país enquanto destino turístico, ressaltando o potencial desta atividade como um dos motores da nossa economia.

Como parte de uma evolução natural da indústria de Cruzeiros Marítimos, a ABREMAR passou, em 2013, a fazer parte da CLIA (Cruise Lines International Association), associação mundial do setor.

 

Site: http://abremar.hospedagemtemporaria.com.br/

cnc

CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de um dos principais setores da economia do País. Juntas, essas categorias respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 16  milhões de empregos diretos e formais.

Representante máxima dos cerca de 2,2 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, a CNC foi fundada em 4 de setembro de 1945

Desde então, assegura os interesses e avanços do setor em órgãos de jurisdição e consultivos, no Brasil e no mundo. Nesses organismos, a CNC contribui com as decisões e com a formulação de diretrizes de políticas econômica, administrativa, social e ambiental.

Curtlo logo

Curtlo

CURTLO, aonde você for! Empresa 100% brasileira, a CURTLO foi fundada em 1993 na cidade de São Paulo, onde mantém sua fábrica. Seu primeiro produto foi a bolsa de selim SI e desde então seu mix foi sendo ampliado para diversos acessórios para bicicletas. Mais tarde, começou a produzir mochilas cargueiras, técnicas, de hidratação e de uso diário, além de acessórios para viagens e para uso diário. Há alguns anos, investe também em vestuário. Hoje, disponibiliza ao mercado brasileiro mais de 100 produtos na primeira categoria e mais de 80 itens na segunda.

 

site: www.curtlo.com.br

embratur

EMBRATUR

Desde 2003, a EMBRATUR é responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

 

Site: http://www.embratur.gov.br/

fishtv

FISH TV

Sediada no sul do Brasil, a Fish TV tem como objetivo difundir conteúdo de qualidade relacionado à pesca esportiva e a preservação ambiental, no FishTV.com, na internet e em um canal de TV reconhecido no Brasil e no mundo, mostrando toda a riqueza natural do País, através do turismo sustentável, em especial, a pesca esportiva. Além de conteúdo próprio, incentiva e valoriza a produção audiovisual independente nacional.

 

Site: http://www.fishtv.com/

foreventos

For Eventos

O Fórum do Setor de Eventos – ForEventos é uma instância de discussão e articulação estratégica de caráter permanente que tem por finalidade o reconhecimento e o fortalecimento econômico, social e político do setor junto aos mercados, à sociedade civil e às esferas governamentais.

O ForEventos foi criado em julho de 2011 para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado. As entidades participantes do ForEventos representam cerca de 4000 empresas, com geração de mais de 5,1 milhões de empregos diretos e indiretos.

 

Site: http://www.abeoc.org.br/

gstc

GSTC

O Conselho de Turismo Sustentável (Global GSTC) cria e gere padrões sustentáveis globais com o objetivo de aumentar o conhecimento do turismo sustentável e práticas entre as partes interessadas públicas e privadas. O GSTC é independente e neutro, que serve o importante papel da gestão das suas normas de referência globais para a sustentabilidade em viagens e turismo. É, sobretudo, uma organização de voluntários, constituído por peritos em turismo sustentável e apoiada por organizações e indivíduos com uma paixão para garantir que os padrões significativos estejam disponíveis globalmente para a sustentabilidade em viagens e turismo.

 

Site: https://www.gstcouncil.org/en/

iabs

IABS

Contribuir para o fortalecimento institucional e o desenvolvimento sustentável do País, em níveis nacional, regional ou local, considerando a integridade e qualidade ambiental, a defesa do patrimônio natural e cultural, a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social e econômico, e a garantia do acesso a tais benefícios às gerações presentes e futuras utilizando-se de ferramentas e processos educacionais, da formação cultural, da assistência social e da promoção de parcerias.

 

Site: www.iabs.org.br

ministeriodacultura

Ministério do Turismo

Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social. O Ministério do Turismo inova na condução de políticas públicas com um modelo de gestão descentralizado, orientado pelo pensamento estratégico.

Em sua estrutura organizacional estão a Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, com foco no planejamento, ordenamento, estruturação e gestão das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro e a Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, voltada para a formalização e qualificação no turismo e para o marketing e apoio à comercialização dos destinos turísticos em âmbito nacional.

 

Site: www.turismo.gov.br

sebrae

SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

 

Site: http://www.sebrae.com.br/

Seja um parceiro da ABETA.